quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

ACONTECEU NA ARQUIDIOCESE

1. CNBB e Cáritas Brasileira participam da Campanha mundial contra a fome

Na celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, no dia 10 de dezembro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira, em consonância com a Cáritas Internacional, realizaram o lançamento da campanha "Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas". O lançamento ocorreu na sede da CNBB, em Brasília (DF).
A campanha, que se prorrogará até 2015, quer sensibilizar a sociedade para a reflexão sobre a realidade da fome, da miséria e da desigualdade. “Nós temos caminhado muito, mas ainda há muita gente que passa fome no mundo. E nós não queremos que nenhum irmão nosso passe fome”, afirmou na solenidade o secretário geral da CNBB e bispo auxiliar de Brasília, dom Leonardo Steiner.
O presidente da Cáritas Brasileira e bispo de Santarém (PA), dom Flávio Giovenale, disse que a Campanha mundial quer relembrar a meta estabelecida pelas Nações Unidas de reduzir pela metade o número de pessoas que vivem em extrema pobreza, até 2015. “Juntando esforços, podemos fazer isso. Queremos mobilizar as pessoas e comunidades na transformação dessa realidade”, declarou.
Na solenidade, a diretora executiva da Cáritas Brasileira, Maria Cristina dos Anjos, explicou que a Campanha “quer unir a humanidade como uma família e fazer que esta família, unida, assuma a causa do combate à fome e à pobreza até que sejam extintas”. Também participaram a representante do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, pastora Cacielen Nobre, da igreja Presbiteriana Unida; e o assessor da secretaria geral da Presidência da República, SelvinoHeck.
Apoio do Papa
Durante o lançamento, foi exibido uma vídeo-mensagem do papa Francisco, incentivando a Campanha da Cáritas. “Estamos diante do escândalo mundial de cerca de um bilhão de pessoas que ainda hoje passam fome. Não podemos virar as costas e fazer de conta que isto não existe. O alimento que o mundo tem à disposição pode saciar todos”, disse o pontífice.
Em uma breve palestra, o representante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Irio Luiz Conti, apresentou dados alarmantes. No Brasil, são mais de 16 milhões de pessoas que passam fome, e mais da metade dessas pessoas vivem na região nordeste do país.

Dom Odilo concede entrevista à imprensa

O cardeal dom Odilo Pedro Sherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, se reuniu com jornalistas e profissionais de comunicação para uma entrevista coletiva na tarde do dia 9/12, na Cúria metropolitana, onde falou sobre temas ligados à Igreja e à sociedade em geral.

Dom Odilo começou sintetizando fatos marcantes ocorridos na Igreja em 2013: a renúncia do Papa emérito Bento XVI; o Conclave; a eleição do Papa Francisco; a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro; e a primeira exortação apostólica do Papa “EvangeliiGaudium” (A Alegria do Evangelho).

O arcebispo de São Paulo comentou também sobre o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no caso "Mensalão"

Assista o vídeo da coletiva na WebTV Paulo Apóstolo:

Ao referir-se sobre a primeira exortação apostólica do Papa Francisco "EvangeliiGaudium" (A Alegria do Evangelho), dom Odilo afirmou que, entre outros destaques, a exortação vem "ajudar os católicos a sentir alegria da fé, de comunicá-la, de ser evangelizador".

O cardeal dedicou boa parte da entrevista coletiva para falar sobre a campanha mundial de combate à fome, que o Papa Francisco lançou nesta terça-feira, 10/12, em Roma. Neste mesmo dia, as Organizações das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) reuniu 170 soluções escolhidas no mundo todo para por um fim na fome.

Arquidiocese de São Paulo apoia o Projetode Lei 6867/2013, que visa combater a fome e promover a função social dos alimentos, e se tornar uma Política Nacional para Erradicação da Fome e cumprimento da Função Social do Alimento (PEFSA). O projeto foi protocolado no Congresso Nacional em 3/12, mas ainda tem que ser aprovado.

Circula pela internet um abaixo assinado eletrônico com o objetivo de se conseguir pelo menos 1 milhão de assinaturas para que a PL 6967/2013 seja aprovada o quanto antes pelo Congresso Nacional.





Jornal Online “A Voz de Lourdes” - Janeiro 2014
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br