sábado, 2 de abril de 2016

ENTREVISTA DO MÊS: CONHECENDO NOSSOS PAROQUIANOS


“Filho, se aspiras a servir ao Senhor, prepara tua alma para a provação. Endireita o coração e sê constante; não tenhas pressa no momento da adversidade. Apega-te ao Senhor e dele não te separes, para no fim seres enriquecido. Aceita tudo que te acontecer, e nas vicissitudes da humilhação tem paciência. Pois é no fogo que se prova o ouro e é no cadinho da humilhação que se experimentam os que são agradáveis a Deus. Nas doenças e na pobreza confia nele. Confia no Senhor e ele cuidará de ti , endireita teus caminhos e espera nele”.( Eclo 2,1-6)

Começamos a apresentação do fantástico casal com essa breve citação bíblica, porque eles são a prova do amor verdadeiro de Deus.

São eles: Maria Aparecida Girardi Francisco e Ricardo Francisco,  mais conhecidos em nossa paróquia como o Ricardo da Cida e a Cida do Ricardo.

Ricardo é filho do “seu” Antônio Francisco, que foi um dos paroquianos que ajudaram a fundar nossa paróquia, chegando a ser o tesoureiro do frei Rosalvo.

Morador da Vila Yara, em Osasco, frequentava a Paróquia Sagrada Família desde os 7 anos. Foi coroinha, fez a Primeira Comunhão, participou das Cruzadas e participava na Juventude do Grupo de Jovens.

Cida, também de Osasco e muito religiosa, participava da Comunidade Maria Goretti, onde coordenava os Encontros de Jovens de toda a região. O ano era 1976. O encontro promovido pela comunidade da Cida proporcionou também o encontro entre os dois, que iniciaram uma linda amizade naqueles dias 06/07/08 de julho do mesmo ano. Foi um encontro muito proveitoso, onde fizeram ainda mais amizades, entre eles, o hoje Bispo de Moçambique Dom Luís Fernando Lisboa, na época ainda um garoto. São amigos até hoje.

O padre que estava presidindo o encontro, Padre João Crisóstomo, disse que faria o casamento deles, que claro, levaram na brincadeira o comentário do padre, afinal, tinham acabado de se conhecer!

O tempo foi passando, Cida era filha única entre quatro irmãos, sua mãe era muito rígida, não a deixava sair de casa sozinha, só se fosse com o grupo da Igreja. Certo dia combinaram de irem todos juntos no cinema assistir ao filme de São Francisco de Assis. Só que o grupo não foi, deixando apenas Ricardo e Cida no evento. No cinema Center 3 da Avenida Paulista começaram a namorar, no dia 22 de agosto de 1976.

Eles se casaram no dia 19/04/1980, na paróquia onde participavam do Grupo de Oração, na Nossa Senhora de Fátima, e quem presidiu o casamento? O Padre João Crisóstomo!

A vida seguiu com o casal sempre engajado na Igreja e a família foi aumentando: tiveram o Leonardo, a Juliana e o Gabriel. Todos os três fizeram a Primeira Comunhão em nossa paróquia, participaram do Grupo de Jovens. Foram crianças alegres, estudiosas, nunca deram trabalho, sempre foram muito amorosos e religiosos. Juliana foi catequista da Crisma. Gabriel foi da Infância Missionária e desde o Grupo de Jovens e da Crisma, é atuante na paróquia, tendo também realizado diversas peças de teatro.

Cresceram. Já quase todos adultos. O ano é 2003. Leonardo tem 22 anos, faz faculdade e trabalha. Juliana tem 21, também está na faculdade e trabalhando. Gabriel tem 17 anos e estuda. Ricardo e Cida estão em nossa paróquia fazendo curso para Ministro da Eucaristia, já estão concluindo. No dia 01/10, Leonardo foi para a faculdade no período da noite, durante um assalto, foi baleado e infelizmente faleceu...

Confiantes em Deus, no momento da maior dor em sua família, principalmente para eles sendo os pais, perder um filho é a maior dor que se pode sentir. Foram buscar ajuda e consolo com os freis de nossa paróquia e receberam muito mais do que esperavam.

Na época não lhes faltou o apoio dos freis: Leopoldo, Dito, Marcus, Didier, Alcimar e Fábio. Todos deram sua contribuição à sua maneira, todos foram muito especiais. Frei Leopoldo como pároco não os deixou em nenhum momento, e o Frei Alcimar não  desamparou o Gabriel, levou-o mais para dentro da Igreja, amparou-o mesmo.

O casal se recorda emocionado desse momento e agradece aos freis por tudo. Passado esse episódio de muita dor e consternação, eles apoiados na fé, no amor e na misericórdia de Deus, recomeçaram a vida, sempre tendo como base o amor e união que os alicerçava. Essa mesma fé e amor foi capaz de fazê-los suportar também a dor de perder a mãe e sogra no ano de 2006.

Deram a volta por cima de novo. Pouco tempo depois, Cida começou a trabalhar como agente de saúde, onde está até hoje. Seja nesse  trabalho ou como Ministra da Eucaristia, está sempre levando o consolo e conforto aos que precisam.

Apesar das dores e tristezas nunca se deixaram abater, buscam se aprimorar no que diz respeito a Deus. Ricardo sempre foi apaixonado pela liturgia, sempre estudou muito.

Na vida familiar, receberam o mais lindo presente do céu: sua neta Angelina, filha da Juliana, que nasceu em 04/10/2013. O Frei Marcus celebrou seu batizado. Ela é a joia da casa, arteira, linda, e no alto dos seus quase dois anos e meio, todas as manhãs antes de ir para a  creche, Angelina reza e abençoa toda a família!

Ricardo atua como coordenador dos Ministros da Eucaristia, Ministra a Palavra às quintas feiras(dia de folga dos freis), é Ministro das Exéquias e também ministra palestras sobre os sete sacramentos no Curso de Batismo. Cida é da Pastoral da Família. O casal, filhos, nora e a Angelina frequentam a Missa das 10:30 aos domingos.

Sobre a importância da paróquia

Deus é o nosso alicerce. A Paróquia é uma família mesmo. Sem as pessoas dela, não teríamos aguentado. Quanto mais nos aproximamos em nossa fé, menos a conhecemos.

Mensagem de fé

Dar amor aos que sofrem. Assumir o seu SIM. Aquele ato do seu batismo. Renove-o. Faça-o pelos seus filhos, pelos seus netos. Viva esse SIM!


Nós é que agradecemos pelo SIM de vocês! Um casal passar pelo sofrimento que passou e conseguir ser alegre, feliz, em paz. São exemplo de vida, de amor de que Deus nos ama e nos ampara sempre, basta confiar! Deus os abençoe.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Abril de 2016
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br