sexta-feira, 1 de setembro de 2017

PALAVRA DO PÁROCO

“Anunciar o Evangelho e doar a própria vida” (cf. 1Ts 2,8)”

Queridos Paroquianos:

“O Mês da Bíblia iniciou-se no Brasil em 1971 como um espaço privilegiado para aprofundar um livro ou tema bíblico. 

Em 2016 refletimos sobre o livro de Miqueias e em 2017 temos a oportunidade de estudar e rezar a Primeira Carta do Apóstolo Paulo aos Tessalonicenses. Conforme os últimos anos, o tema e o lema, à luz do Documento de Aparecida, foram escolhidos pela Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e outras instituições bíblicas, dentre elas o Serviço de Animação Bíblica (SAB/Paulinas). Para este ano o tema é “Para que n’Ele nossos povos tenham vida – Primeira Carta aos Tessalonicenses” e o lema “Anunciar o Evangelho e doar a própria vida” (cf. 1Ts 2,8)”. (cf. portal paulinas).

O tema Bíblico proposto para este ano de 2017 é de grande atualidade por ser um tema purificador. Purificador no sentido que esclarece o que é evangelizar. Uma atividade que não se resume em apenas "pregar" o Evangelho, mas em dar a vida para que o Evangelho seja de fato fonte de vida nova. Ou, dizendo em outros termos, propor o Evangelho como modo de viver e de encarar a vida. Dar a vida pode ter muitos sentidos, como por exemplo, servir, ser solidário, viver a misericórdia, acolher... Todos os conceitos — verbos ativos para falar de evangelização —. Algo totalmente diferente que reunir povo, multidões, para somente pregar o Evangelho. Também isso é importante, enquanto kerigma, é evidente, mas a evangelização ultrapassa o limite da pregação e se concretiza em dar a vida e propor um modo concreto de viver.

Com este tema de anunciar o Evangelho é que queremos viver o mês de setembro em nossa Paróquia. No dia 04/09, às 20 horas, teremos a Formação dos missionários em preparação às visitas.  Nosso objetivo é visitar todas as famílias que estão dentro do limite geográfico de nossa Paróquia levando a Palavra de Deus, a benção da Casa, a estampa do Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria e o folder com as atividades principais da Paróquia. Assim, desejamos mostrar o perfil da nossa Paróquia e motivar a participação dos fiéis na mesma. Convocamos a todos os agentes de Pastoral e a quem sentir o chamado em seu coração para ajudar nesta obra de evangelização.

Outro evento importante neste mês em nossa Paróquia será a realização da Feijoada no dia 23/09 às 12h em prol de nossa obra social, o “SOPÃO”. Não podemos esquecer que neste mês o Sopão completa 24 anos de existência e assim queremos reforçar a todos a importância desta obra que distribui cerca de 150 refeições diárias gratuitamente aos moradores de rua e pessoas carentes da comunidade. Isso só acontece com a ajuda de vários doadores que ajudam com os alimentos e dedicação do seu tempo para realizar as refeições. Queremos aproveitar com esta promoção, para agradecer e reafirmar o comprometimento de todos nesta maravilhosa missão!

Que vivamos este mês com muita perseverança e fidelidade ao projeto de Deus! Que Nossa Senhora de Lourdes nos acompanhe. Desejo um mês muito abençoado a todos!


Frei Alcimar Fioresi, OAR.



Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Setembro de 2017
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br