segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

A PALAVRA DO PÁROCO

FELIZ ANO NOVO DE 2018!

Queridos paroquianos, desejo que 2018 seja muito abençoado!

Na origem do tempo, Deus abençoa a humanidade com a vida. A bênção divina é o sopro existencial que possibilita a vida na terra, seja vida vegetal, animal e, principalmente, a vida humana. A criação do mundo (Gn 1-2), na Teologia Bíblica, é a grande bênção divina que perdura no tempo e no espaço.

Na narrativa da criação, Deus é apresentado como o abençoador, aquele que abençoa, que é a fonte da vida em toda a sua criação. Assim, por exemplo, Deus abençoa os animais e concede-lhes o dom da multiplicação da vida (Gn 1,22). A bênção, portanto, não se resume a um momento ritual, como fazemos em nossas Liturgias, mas é algo continuamente dinâmico, que se manifesta na continuidade da vida. Cada novo ser que nasce na terra, qualificadamente com a vida humana, pelo amor que a envolve, é bênção divina descendo à terra.

A grande bênção divina, qualificada pelo amor, é dirigida ao casal humano. Deus abençoa o início da vida humana, soprando sua vida nas narinas do homem e da mulher, para que tenham a plenitude da vida em suas vidas (Gn 2,3). Por isso, sempre no contexto Bíblico, a bênção divina tem uma finalidade bem específica: oferecer a vida plena ao homem e à mulher. O homem e a mulher são abençoados com o derramamento da própria vida divina em suas vidas humanas. Se toda a criação é a grande bênção da vida divina oferecida à humanidade, em Jesus esta bênção se torna humana, pelo Mistério da Encarnação. Tudo aquilo que Jesus realiza, como por exemplo, os milagres, mas também o anúncio do Reino, a evangelização, é bênção divina sendo semeada na terra.

Neste ano de 2018 queremos intensificar a missão de visitar as famílias da Paróquia, para isso contamos com todos os missionários e agentes de pastoral. Vamos priorizar também o início do curso de teologia para agentes de pastoral que começará no dia 20 de fevereiro. 2018 também será o aniversário de 25 anos da obra social “Sopão” e por isso no mês de setembro faremos uma celebração de agradecimento juntamente com uma grande festa em homenagem ao 25º aniversário.

Por fim, já estamos organizando a festa da nossa Padroeira: Nossa Senhora de Lourdes. Queremos convocar todas as pastorais, grupos e movimentos para unirmos e rezarmos juntos o tríduo e a solenidade:

08/02 - Quinta-feira (missa às 19h) – Primeiro dia do Tríduo: Nossa Senhora de Lourdes, fonte de amor, rogai por nós.

09/02 - Sexta-feira (missa às 19h) – Segundo dia do Tríduo: Nossa Senhora de Lourdes, auxílio dos cristãos, rogai por nós.

10/02 - Sábado (missa às 18h) – Terceiro dia do Tríduo: Nossa Senhora de Lourdes, conforto dos sofredores, rogai por nós.

11/02 - Domingo – Mater Ecclesiae: “Eis o teu filho! (…) Eis a tua mãe!” E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-a como sua (Jo 19, 26-27). Missas 7h; 9h; e 19h (liturgia dominical); 11h (missa solene de Nossa Senhora de Lourdes com benção aos enfermos)

Que Nossa Senhora de Lourdes nos Acompanhe neste ano de 2018! Amém.

Frei Alcimar Fioresi, OAR.



Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Janeiro de 2018
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br