sábado, 1 de fevereiro de 2020

CF 2020 E QUARESMA

CF 2020

Sobre a CF 2020 já descrevemos no Blog de Janeiro.



QUARESMA

O termo quaresma vem do latim (quadragesima dies) que nada mais é que o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo tradicionalmente celebrado na Igreja Católica. Esta data representa os 40 dias e 40 noites em que Jesus passou no deserto.

A quaresma é inserida no período de preparação, outro fato curioso que ocorre neste tempo de 40 dias é que os fiéis substituem a carne vermelha por peixe além, de evitar o consumo de carne, há pessoas que fazem jejum de doces, refrigerantes, álcool.

Além, de representar os 40 dias que Jesus passou no deserto, o mesmo termo representa os 40 dias do dilúvio, 40 dias que Moisés ficou no monte Sinai, e os 40 anos da peregrinação do povo de Israel no deserto. No período de quaresma os ministros devem usar vestimenta na cor roxa, cor esta que tem como intuito de simbolizar tristeza e dor.

Normalmente, na quarta-feira de cinzas o padre marca a testa dos fiéis com um pouco de cinza; elas são obtidas queimando os ramos abençoados no Domingo de Ramos que acontece antes da semana santa e da páscoa do ano anterior.

Esta tradição simboliza prova de arrependimento, penitência e luto segundo tradições encontradas na Bíblia.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Fevereiro de 2020
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br