sábado, 1 de fevereiro de 2020

NOTÍCIAS DA IGREJA: PAPA FRANCISCO

Pe. Aemilius é o novo secretário particular do Papa Francisco


O sacerdote do Uruguai, Gonzalo Aemilius, Doutor em Teologia, é o novo secretário particular do Papa Francisco. Os dois se conhecem desde 2006, quando o cardeal Jorge Mario Bergoglio, então arcebispo de Buenos Aires, lhe telefonou porque tinha ouvido falar sobre o seu trabalho com os jovens que viviam na rua.

Pe. Aemilius vai trabalhar junto ao atual secretário particular do Pontífice, Pe. Yoannis Lahzi Gaid. O escolhido pelo Papa vai ocupar a função desempenhada anteriormente por Pe. Fabian Pedacchio, sacerdote argentino. Ele trabalhou junto a Francisco de 2013 a 2019, quando voltou ao seu cargo na Congregação dos Bispos em dezembro do ano passado.

A história de Pe. Aemilius

Nasceu em 18 de Setembro de 1979, foi ordenado sacerdote em 6 de maio de 2006. Proveniente de uma família rica de Montevidéu, uma avó judia e pais não credentes, Gonzalo Aemilius se converteu durante o ensino médio, ao ser despertado pelo sorriso e pela alegria de alguns sacerdotes que ajudavam os jovens que viviam na rua, mesmo recebendo ameaças de morte. Decidiu ser padre e dedicar a sua vida a essa juventude, pobre e abandonada no seu país.

O sacerdote uruguaio ainda foi diretor do Colégio Jubilar João Paulo II, no Uruguai, e estudou por dois anos teologia em Roma.

O encontro de 17 de março de 2013

Pe. Aemilius ficou conhecido também porque, na manhã de 17 de março de 2013, enquanto o Papa saudava fiéis reunidos fora da Porta Santana, Francisco o viu em meio à multidão e o convidou a segui-lo na igreja onde estava para celebrar a sua primeira missa depois da eleição como Pontífice. Ao final da liturgia, o Papa o chamou e o apresentou a todos, pedindo para rezar por ele e pelo seu trabalho com os jovens de rua.

Ao ser entrevistado pelo jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano, no dia seguinte, tinha contado que ainda quando arcebispo, Bergoglio tinha uma capacidade de integrar valores diferentes, conduzindo-os numa única ação: “ele me ensinou a extrair o melhor que há em cada indivíduo, independente de quanto possa ser diverso de todos os outros, aproveitando para o bem de todos”.


Papa aprova eleições de Decano e Vice-Decano do Colégio de Cardeais


O Papa Francisco aprovou em 18 de janeiro de 2020 a eleição do Decano do Colégio Cardinalício na pessoa do cardeal Giovanni Battista Re, da Igreja Suburbicária de Sabina-Poggio Mirteto, que também irá assumir o título da Igreja Suburbicária de Ostia. A eleição ocorreu entre os cardeais da Ordem dos Bispos.

Nesta sexta-feira (24), o Papa Francisco aprovou igualmente a eleição do Vice Decano do Colégio Cardinalício na pessoa do cardeal Leonardo Sandri, da Diaconia dos Santos Biagio e Carlo ai Catinari, também prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais.

Entenda as funções

O Decano preside o Colégio, mas não tem poderes de governo sobre os outros cardeais, sendo um "primus inter pares". O Decano convoca o Conclave em caso de Sede vacante e o preside caso tiver menos de 80 anos e, portanto, é incluído na lista de eleitores.

Em dezembro, o Papa havia aceitado a renúncia por motivo de idade do cardeal Angelo Sodano como Decano do Colégio de Cardeais e, com um Motu Proprio específico, estabeleceu que, a partir de agora, essa função terá a duração de 5 anos, eventualmente renovável, e, que no final do mandato, o cardeal que deixa o cargo receberá o título de "Decano emérito".




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Fevereiro de 2020
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br