domingo, 1 de março de 2020

NOTÍCIAS DA IGREJA: ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

Encontro de formação de música litúrgica acontece no Centro Pastoral São José

Evento contou com cantores, instrumentistas, corais e responsáveis pela música litúrgica nas paróquias e comunidades da Arquidiocese


Delphim Rezende Porto

No dia 15/02, das 08h30 às 12h30, no Centro Pastoral São José, aconteceu o Encontro de Formação de Música Litúrgica da Arquidiocese, com o tema “Cantar a Quaresma”.

Com grande número de cantores, instrumentistas, corais e responsáveis pela música litúrgica nas paróquias e comunidades da Arquidiocese, o encontro foi conduzido pelo Maestro Doutor Delphim Rezende Porto, coordenador da música litúrgica na Catedral da Sé.

Também estiveram presentes: Padre Helmo Faccioli, coordenador da Comissão Arquidiocesana de Liturgia e o Padre Luiz Eduardo Baronto, Cura da Catedral Metropolitana de São Paulo e redator do folheto litúrgico “Povo de Deus” e do Padre José Webber, colaborador e compositor de músicas litúrgicas.

Os presentes tiveram a oportunidade de refletir e conhecer a mística dos cantos litúrgicos para o tempo Quaresmal, cantar alguns cantos e também entender a teologia da Quaresma.

No início do encontro, os presentes puderam rezar juntos a oração das Laudes. Padre Helmo explicou que é importante rezar antes das reuniões, e motivou os presentes a viverem a unidade nas paróquias.

Padre Luiz Baronto motivou os presentes e introduziu-os na Mistagogia do tempo da Quaresma, explicando pontos de cada domingo quaresmal e mostrando as músicas litúrgicas apropriadas para a quaresma.

O Maestro Delphim recordou que a música litúrgica é importantíssima para a boa oração nas celebrações Eucarísticas nas paróquias.

Fonte:


TERCEIRO ANO DO SÍNODO: O QUE DEVEMOS FAZER?

No dia 29 de fevereiro foram abertos os trabalhos do 3º ano do nosso sínodo arquidiocesano, com a realização da assembleia sinodal arquidiocesana. Os primeiros dois anos foram preparatórios para se chegar à grande assembleia.

O sínodo é um esforço feito “em mutirão”, para responder à questão posta pelo tema do sínodo: fazer um caminho de comunhão, conversão e renovação missionária em nossa Arquidiocese. O caminho já percorrido nos dois primeiros anos foi muito importante para se fazer, agora, um discernimento sobre o conjunto da vida da Arquidiocese e traduzir o tema do sínodo em novas atitudes e práticas missionárias e pastorais na Igreja em São Paulo.

Ao longo do 3º ano do sínodo, serão dados diversos passos para se chegar a um conjunto consistente de propostas do sínodo arquidiocesano.

Após o encerramento do sínodo, terá logo início a etapa pós-sinodal, para a aplicação das propostas elaboradas pela assembleia sinodal. Isso poderá levar à revisão dos planos pastorais e a assumir prioridades e práticas pastorais novas, que respondam adequadamente às propostas sinodais assumidas.

Poderá requerer também a revisão de diretrizes pastorais e até mesmo da atual estrutura e organização pastoral da Arquidiocese no seu conjunto. Mais importante que tudo, porém, será o esforço para superar certo cansaço e a falta de vitalidade missionária e para mudar certa cultura pastoral, voltada “para dentro” da própria Igreja e ocupada, sobretudo, com a “pastoral de conservação”.

Precisamos tornar-nos mais e melhor uma “Igreja em saída”, “em estado permanente de missão”, uma Igreja com novas atitudes e práticas missionárias.

O propósito do sínodo inclui a “conversão e renovação missionária” de nossa Igreja, como resposta à voz do Espírito de Deus, que nos fala de muitos modos neste período que atravessamos: “quem tem ouvidos, escute o que o Espírito diz à Igreja” (cf Ap 2-3).

O Regulamento do 3º ano do sínodo (2020) está disponível para todos os interessados no portal da Arquidiocese (www.arquisp.org. br). Nele são explicitados os objetivos, métodos, etapas, membros e competências da assembleia sinodal arquidiocesana, que será feita em sete sessões, ao longo do ano.

Também as paróquias e setores pastoras da Arquidiocese serão novamente chamados a darem sua especial contribuição. Todo o povo da Arquidiocese está convocado a acompanhar o sínodo durante este ano, sobretudo através de intensa oração ao Espírito Santo, verdadeiro “animador” do sínodo e da vida da Igreja.

É Ele que fará frutificar o esforço que fazemos para lhe ser atentos e obedientes e para sermos verdadeiras “testemunhas de Deus nesta Cidade imensa”. Cardeal Odilo P. Scherer Arcebispo de São Paulo

Fonte:

Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Março de 2020
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br