quarta-feira, 2 de abril de 2014

ACONTECEU NA IGREJA

1 – PREPARATIVOS PARA A 6ª PEREGRINAÇÃO NACIONAL DA FAMÍLIA

Com o tema “Família: caminhar com a luz de Cristo e a sabedoria do Evangelho”, acontecerão a 6ª Peregrinação Nacional da Família e o 4º Simpósio, nos dias 24 e 25 de maio, em Aparecida (SP).

O evento pretende reunir peregrinos de todo o país com a proposta de refletir sobre a realidade da família brasileira. Em 2013, participaram da peregrinação mais de 150 mil pessoas. A expectativa da organização é superar esse número na edição deste ano.

Para o bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom João Carlos Petrini, são esperadas muitas famílias das dioceses e comunidades próximas ao Santuário Nacional. Ele destaca que o Simpósio é uma oportunidade de formação.

Para saber mais acesse: www.cnbb.org.br

2 – CELAM: “PONTIFICADO DE FRANCISCO É UM ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO NA AMÉRICA LATINA.

Bogotá (RV) - “A figura do Santo Padre está ajudando a todos. É um líder global. Porém, para América Latina e o Caribe, está sendo sem sombra de dúvidas um elemento de transformação, de vitalidade e de dinamismo, que nos convida a abrir nosso coração e nossa sensibilidade às periferias, às situações mais emergentes”: palavras do Presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), Dom Carlos Aguiar Retes, ao fazer um balanço dos caminhos que a Igreja na América Latina e no Caribe está trilhando, já na reta final do Plano Global 2011-2015 do CELAM.

Em relação aos principais desafios que o CELAM está enfrentando, o Arcebispo de Tlaneplantla explica que no quatriênio anterior, se insistiu na primeira parte do lema da V Conferência Geral do Episcopado latino-americano e caribenho: "Discípulos e missionários de Jesus Cristo", que indicou “a consciência de que ser discípulo não é o mesmo que a consciência de ser fiel, e isso foi um passo muito significativo que está dando qualidade ao ‘ser católico’ na América Latina”.

Já a segunda parte do lema, "Para que nossos povos tenham vida", foi assumida no atual quatriênio. “Nos nossos povos latino-americanos existem sinais de que há sede de Deus, de encontrar caminhos de equidade social, de justiça, de liberdade, e esta é precisamente a razão de ser da vinda de Cristo ao mundo: que a humanidade se encontre como uma família, como uma fraternidade, onde se possa compartilhar o que a própria humanidade produz. E nisso consiste a equidade social. É algo que recebemos como dom e que podemos compartilhar com os demais. Por aí nossa sociedade pode encontrar caminhos para enfrentar de maneira diferentes os conflitos, as lutas de poder que muitas vezes fazem parte desta sociedade globalizada. Esta foi a nossa luta neste quatriênio, para que nossos povos Nele, em Jesus Cristo, tenham vida e a tenham em abundância”, destacou o presidente do CELAM.


Fonte: www.new.va.



Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Abril 2014
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br