segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

CANTINHO DA CATEQUESE

A MAMÃE DE JESUS (1)

1.  É FILHA DE SIÃO

Mamãe Maria é o símbolo do povo eleito, o povo de Deus. “Regozija-te” do anjo(Lc 1,28) é uma saudação costumeira, lembra as promessas da vinda do Senhor à sua cidade santa(Sf 3,14-17).

2.  MARIA, A MÃE

Maria, é antes de tudo, a mãe de Jesus( cf. Mc 3,31-32; Lc 2,48). Mamãe Maria tem um outro nome: é a serva do Senhor.

Passou pordificuldades grandes. “E guardava tudo no coração”(Lc 2,51|). É a mamãe do silêncio. Em quase toda a vida pública de Jesus,Maria fala pouco, contempla Jesus e procura crescer na fé.

3.  NOSSA SENHORA DE LOURDES (2)

Todos conhecem a maravilhosa história da jovem Bernadete Soubirous, que, aos quatorze anos, indo catar lenha junto às margens do Gave, teve a suprema ventura de contemplar a Santíssima Virgem.

Era Bernadete filha de um pobre moleiro da aldeia de Lourdes, nos altos Pirineus, sul da França, e saíra acompanhada de sua irmã e outra menina. Passava defronte às rochas de Massabielle, quando ouviu de repente um barulho como se fosse a rajada de um vento forte. Olhando para cima, viu na reentrância do rochedo uma senhora de grande beleza, circundada por deslumbrante resplendor.

A visão estava de pé, trajando um vestido e um véu brancos como a neve. Tinha na cintura uma faixa azul, os pés estavam ornados de rosas e segurava um rosário, cujas contas ia passando entre os dedos.

A pequena camponesa, extasiada, caiu de joelhos, tirou o terço do bolso e começou a rezá-lo. Quando acabou a última Ave-Maria, a bela Senhora desapareceu. Esta primeira aparição deu-se a 11 de fevereiro de 1858 e foi seguida por mais dezessete. Da terceira em diante era cada vez maior o número de pessoas que iam contemplar o êxtase da humilde Bernadete, que se transformava, parecendo mais um anjo do céu.

Durante as várias aparições, a mãe de Deus confiou muitos segredos à modesta jovem e numa delas ordenou-lhe que dissesse aos sacerdotes para construírem uma capela naquele local e ali realizassem procissões. Em outra ocasião mandou a menina beber água e se lavar na fonte, mas indicava num lugar da gruta completamente seco. Bernadete curvando-se começou a arranhar o chão duro com os dedos e, de súbito, jorrou água do rochedo.

Finalmente, no dia da Anunciação a piedosa vidente pediu à Senhora que tivesse a bondade de dizer-lhe quem era. A virgem, então, unindo as mãos, respondeu-lhe lançando ao céu um olhar de inefável doçura: - "Eu sou a Imaculada Conceição". E desapareceu.

Bernadete muito sofreu por causa das aparições da Mãe Santíssima, pois foi considerada impostora, injuriada e interrogada pela polícia, que pretendeu impedir os romeiros de se aproximarem da gruta, tornando-se malvista pelas autoridades civis e até mesmo religiosas.

Afinal, as curas milagrosas obtidas com a água da fonte nascida sobre os dedos da santa menina obrigaram as autoridades a ceder, e, a 11 de janeiro de 1862 o bispo de Tarbes autorizou o culto de Nossa Senhora de Lourdes.

4.  PARA TRABALHAR EM GRUPOS NA CATEQUESE

4.1- Encenar a Anunciação de Maria (Lc 1,46-55) com danças, música, gestos corporais, jogo de luz, imagens projetadas em paredes ou muro...

4.2- Fazer uma exposição das imagens de Maria existentes na comunidade ou nas casas dos catequistas e explicar o significado de cada uma.

4.3- Resumir a história de Nossa Senhora de Lourdes, nossa Padroeira.

4.4- Dois a dois: comunicam-se a experiência que têm de amor a Maria.

4.5- Todos juntos fazem uma pequenina procissão, carregando a imagem de Maria, com cânticos marianos, e, no término da procissão, prestar homenagem a Maria com poesias, dramatizações, teatros, danças, expressões corporais, slides, vídeos, gravuras, momentos de contemplação e oração pessoal.

 (1) CANSI, Bernardo. Vamos conhecer e amar a catequese, Petrópolis, RJ: Vozes, 1994, p. 19-20.

Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Fevereiro 2015
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário