sábado, 4 de março de 2017

NOTÍCIAS DA IGREJA: CNBB

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB)

OBJETIVO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE: FAZER DIFERENÇA NA VIDA DAS PESSOAS

Já são mais de 50 anos de Campanha da Fraternidade no Brasil e pode ser que você ainda não saiba para que ela existe, seus objetivos, suas finalidades. Conheça os motivos que nos levam a aprender hinos novos e acolher o espírito quaresmal de uma forma toda especial e, digamos, “brasileira”.

Este ano, o cerne da reflexão da CF é o cuidado com a criação divina. Motivados por uma série de apontamentos feitos pelo Papa Francisco, desde o início de seu pontificado, sobre o meio ambiente como nossa “casa comum”, o povo de Deus no Brasil é convidado a olhar para as particularidades do nosso ecossistema, acolhê-lo como um dom e cuidar como parte de algo Dentro desse contexto histórico, acontecia também o Concílio Vaticano II, que lançava a Igreja a uma experiência missionária intensa e trazia o protagonismo do leigo como uma resposta para as realidades contemporâneas.

O objetivo da Campanha de 2017, de acordo com o Texto Base, é: “Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho”.

Como tudo começou

No início da década de 1960, três padres da Cáritas Brasileira idealizaram um fundo para realizar, como Igreja, atividades assistenciais. O embrião da Campanha que temos hoje foi realizado, pela primeira vez, na Quaresma de 1962 na Arquidiocese de Natal/RN. Cresceu aos poucos e ganhou o apoio de organismos nacionais e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Por que a CF acontece durante a Quaresma?

No tempo da Quaresma, somos chamados a crescer na oração, jejum e esmola. A vivência destes elementos é fundamental para a preparação de cada fiel na expectativa da Páscoa do Senhor e, evidentemente, seu retorno definitivo.

A cada ano, a CF traz em seus objetivos, reflexões sobre situações vulneráveis e necessitadas de atenção, uma atitude diante das questões apresentadas.

O gesto concreto da CF

Além de reforçar compromissos, propor o conhecimento e o aprofundamento das realidades em que a população está inserida – sobretudo no que tange a questão da preservação dos biomas –, a ação da Igreja atua para além de reflexões teóricas. Como gesto concreto, propõe-se uma coleta para o financiamento de projetos que atuem diretamente nos objetivos da campanha.

Esta coleta é destinada ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e visa promover a fraternidade entre as diversas regiões no intuito de erradicar a vulnerabilidade e risco. Todo o processo acontece por meio de edital que acolhe sugestões de projetos de todo o país.

O FNS é composto por 40% de toda arrecadação da Coleta Nacional da Solidariedade, realizada em todas as dioceses, paróquias e comunidades durante o Domingo de Ramos. Os outros 60% da coleta permanecem em suas dioceses de origem e compõem o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS).


Veja tudo sobre a CF2017 na página de nossa paróquia: http://www.pnslourdes.com.br/CF2017.htm  e também na página Campanha da Fraternidade 2017


Encontro da Comissão de Liturgia evidencia processo de formação litúrgica no Brasil



A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu, em São Paulo (SP), na casa de encontros Sagrada Família, entre os dias 17 e 19 de fevereiro, os Setores de Arte Sacra e Espaço Litúrgico, de Música e Canto Pastoral e de Pastoral Litúrgica. Foram recebidos no evento os membros das Equipes de Reflexão dos respectivos setores e entidades promotoras da vida e da formação litúrgica.

 

Durante o encontro, houve partilha por parte das entidades e escolas convidadas, reflexão e conclusões, em vista da ação conjunta dos Setores da Comissão de Liturgia da CNBB e das próprias entidades e escolas de formação litúrgica. “A rica partilha das Entidades e dos Cursos ressaltou a necessidade da continuidade da formação litúrgica em perspectiva mistagógica, com particular atenção à realidade antropológica, eclesiológica e pastoral”, explica o assessor da Comissão para a Liturgia, frei Faustino Paludo.

 

Coordenou a reunião o bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia, dom Armando Bucciol, acompanhado pelos outros membros do grupo: os bispos de Paranaguá (PR), dom Edmar Peron, e de Paranavaí (PR), dom Dom Geremias Steinmetz.


“Os desafios que emergiram da partilha e a reflexão litúrgico-pastoral enfatizaram a urgência do trabalho articulado entre os Setores e as Entidades promotoras da vida e formação litúrgica”, destaca frei Faustino. Os Cursos e Escolas de formação litúrgica agendaram um novo encontro para a data de 28 de abril a 1º de maio do próximo ano, em Crato (CE).   




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Março de 2017
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br