terça-feira, 2 de abril de 2019

PASTORAL FAMILIAR

PÁSCOA: JESUS EM SAÍDA PARA INSPIRAR NOSSA CAMINHADA


A imagem do sepulcro vazio nos faz refletir e pensar profundamente sobre nossa vida e nossa religiosidade.

A Páscoa para os Cristão é, talvez, a maior vivência religiosa que se passa experimentar como filhos de Deus, pois nos dias em que se passa a Semana Santa lembramos e refletimos sobre a maior derrota que podemos experimentar como humanos, a morte, e da maior vitória, pelo dom da fé, a ressurreição. Jesus Cristo o filho de Deus aceito por Maria e José é o grande protagonista dessa experiência.

Pensemos um pouco sobre o sepulcro vazio... ele nos diz que precisamos nos livrar de tudo que nos incomoda, das tristezas. É interessante tomar a atitude de se esvaziar, de deixar que Deus aja com sua graça em nossa vida.

PÁSCOA significa passagem... mas de qual passagem podemos cogitar nesse primeiro momento? De uma passagem para a mudança... de ir em busca de uma nova vida.

Ainda o sepulcro vazio pode nos remeter para a experiência da Quaresma, dos sacrifícios, das renúncias, do espaço de quarenta dias que vivemos com Jesus as agruras de sua vida pública. Mas, agora, o sepulcro está vazio, isso significa que toda a vivência da Quaresma resultou em vivências que ficaram na lembrança? Essa imensa alegria que experimentamos suplanta o peso dos dias de sacrifício? Alguém pode se perguntar: vale a esforço? Entretanto, nossa natureza é frágil, nosso viver é transitório, efêmero.  Por isso a Páscoa não pode ser somente um dia, mas um momento que vivemos anualmente para renovar as forças, refazer o plano da caminhada, por em marcha nossos propósitos. Caso não isso não fosse feito periodicamente  poderíamos correr o risco de perder o sentido e a necessidade da renovação. O sepulcro está aberto e com a porta aberta vem a convicção de irmos juntos com Jesus, como fizeram os discípulos de Emaús.

A pedra colocada na abertura do sepulcro foi removida. O que tinha lá dentro não está mais ali, e o sepulcro que abrigou o corpo de Jesus está vazio. Na significativa celebração do sábado, abençoamos o fogo novo, a coluna luminosa, Cristo, rompe as trevas e ilumina o caminho de todos aqueles que creem que ele é o Filho de Deus. Mais a diante na mesma celebração a benção da água e a renovação das promessas do Batismo, para que limpos possamos celebrar o grande mistério da nossa fé: ISSO É MEU SANGUE, ISSO É MEU CORPO. Agora vamos celebrar cada dia desse ano novo essa Páscoa. Mais uma vez o sepulcro vazio inspira estarmos em saída para um dia novo, uma hora nova de cada uma que vivermos até a celebração da Páscoa do próximo ano, quando novamente nos será oportunizado viver mais uma vez esse magnífico momento.

Finalmente o sepulcro está vazio, para nos afirmar que Jesus vive, Ele está em saída para caminhar com seu povo, para alimentar com fé, esperança e caridade a todos que desejarem viver sua mensagem, testemunhar seu evangelho e viver, todos os dias desse ano novo, a alegria da Páscoa.

FELIZ PÁSCOA. COLOQUEMO-NOS EM SAÍDA COM JESUS PARA RENOVARMOS O MUNDO EM CRISTO POR MARIA. 

Júlio césar e Jane Beatriz Machado





Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Abril de 2019
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br