quarta-feira, 1 de maio de 2019

CATEQUESE

MARIA NO EVANGELHO E NA NOSSA VIDA


O propósito deste encontro é apresentar aos catequizandos alguns dos valores que Maria ensinou através de seus gestos e atitudes. Para isso, vamos refletir dois acontecimentos importantes onde Maria esteve presente no evangelho.

Acolhida: Prepare o ambiente com flores, uma imagem de Nossa Senhora e inicie o encontro com muita alegria e cânticos que falem de Maria. Ex: Uma entre todas foi a escolhida...

Oração Inicial: Consagração à Nossa Senhora.

1º Momento: O Encontro de Maria e Isabel (Lc 1,39-42)

Motivação (ver): Dinâmica “O Encontro”. Prepare papeis com frases que se complementam, na quantidade suficiente para sua turma. Misture os papeis e entregue um para cada participante. Em seguida, explique que vamos promover o encontro de cada dupla. Estimule-os a realizar um encontro bem alegre, como se cada um estivesse com muita saudade daquele amigo.

Sugestões de frases:

1. Eu sou um pé sem sapato…
Eu sou o sapato do seu pé.
2. Eu sou uma rosa sem perfume…
Eu sou o perfume da sua rosa.
3. Eu sou uma cabeça sem piolho…
Eu sou o piolho da sua cabeça.
4. Eu sou um dedo sem anel…
Eu sou o anel do seu dedo.
5. Eu sou um pé sem chulé…
Eu sou o chulé do seu pé.

Colocação do tema (julgar): Após a dinâmica, faça a leitura do evangelho que narra o encontro de Maria e Isabel. Se possível, pedir para duas meninas lhe ajudarem nessa leitura. Refletir com os catequizandos: Quais as principais características desse encontro? O que Maria nos ensina nesse evangelho? Será que sempre que encontramos nossos amigos, transmitimos essa mesma alegria de Maria?

2º Momento: Bodas de Caná (Jo 2,1-12)

Motivação (ver): Perguntar aos catequizandos: Qual o pedido da mamãe mais difícil de atender? (Ex: estudar, ajudar nas tarefas de casa, arrumar sua bagunça, etc)

Colocação do tema (julgar): Após os comentários dos catequizandos, conte a história das Bodas de Caná, enfatizando a participação de Maria no primeiro milagre realizado por Jesus, levando-os a perceberem o quanto Jesus era obediente a sua mãe.

Agir Transformador (ação): Depois de conhecer dois momentos importantes da vida de Maria, o nosso compromisso é imitar suas atitudes. Assim como Maria, nossa mãe recebeu de Deus uma missão muito especial: a de nos acolher em seu ventre e nos dar amor e carinho a vida inteira. E nós, assim como Jesus, devemos ser sempre obedientes e retribuir todo o amor que recebemos da nossa mãe.

Se possível, prepare um pequeno cartãozinho para o catequizando escrever para a mamãe.

Oração Final: Ave Maria meditada.

Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, rogai por nós!



Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Maio de 2019
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br