quarta-feira, 1 de maio de 2019

NOTÍCIAS DA IGREJA: PAPA FRANCISCO

 

Papa: das chagas de Jesus brota a misericórdia, são fonte de paz, alegria e missão

Neste segundo domingo de Páscoa, somos convidados a nos aproximar de Cristo com fé, abrindo o nosso coração à paz, à alegria e à missão. Mas não esqueçam as chagas de Jesus, que dali brota a paz, a alegria e a força para a missão.

Aproximar-se de Jesus e tocar suas chagas, em nossos irmãos sofredores. Este foi o convite do Papa aos milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro para a Oração do Regina Coeli - e também a nós - neste II Domingo da Páscoa, o Domingo da Divina Misericórdia.

Francisco recordou que é das chagas de Jesus que brota a misericórdia, que todos temos necessidade, e é “dali que brota a paz, a alegria e a força para a missão”.

A paz

Sua reflexão foi inspirada na passagem do Evangelho de São João, que narra a incredulidade de Tomé após a aparição de Jesus aos discípulos. Com sua morte, “estavam desorientados e com medo”, por isso - disse Francisco - eram os primeiros a ter necessidade da paz oferecida por Jesus em suas primeiras palavras: "A paz esteja convosco!"

Leia mais em:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2019-04/papa-francisco-regina-colei-28-abril.html#play




As palavras do Papa na recitação de Regina Cœli, 28/04/2009


Às 12 horas do dia 28 de abril, Segundo Domingo de Páscoa ou Divina Misericórdia, o Santo Padre Francisco apareceu na janela do estudo no Palácio Apostólico Vaticano para recitar a Regina Coeli com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro.

Estas são as palavras do Papa ao introduzir a oração mariana:

Antes do Regina Cœli

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O Evangelho de hoje (cf. Jo 20, 19-31) nos diz que no domingo de Páscoa Jesus apareceu aos seus discípulos no Cenáculo à noite, trazendo três presentes: pazalegriamissão apostólica.

As primeiras palavras que ele diz são: "Paz para você" (V. 21). O Ressuscitado traz a paz autêntica, porque através do seu sacrifício na cruz ele realizou a reconciliação entre Deus e a humanidade e superou o pecado e a morte. Isso é paz. Seus discípulos primeiro precisaram dessa paz porque, depois da captura e da sentença de morte do Mestre, haviam caído em desorientação e medo. Jesus se apresenta vivo entre eles e, mostrando suas feridas - Jesus quis preservar suas feridas -, no corpo glorioso, ele dá a paz como fruto de sua vitória. Mas naquela noite o apóstolo Tomé não estava presente. Informado deste evento extraordinário, ele, incrédulo diante do testemunho dos outros Apóstolos, afirma verificar pessoalmente a verdade do que afirmam. Oito dias depois, é como hoje, a aparição se repete: Jesus vem ao encontro da incredulidade de Thomas, convidando-o a tocar suas feridas. Eles constituem a fonte da paz, porque eles são o sinal do imenso amor de Jesus que derrotou as forças hostis ao homem, pecado, morte. Ele o convida a tocar as feridas. É um ensinamento para nós, como se Jesus dissesse a todos nós: "Se você não está em paz, toca minhas feridas".

Tocar as feridas de Jesus, que são os muitos problemas, dificuldades, perseguições, doenças de tantas pessoas que sofrem. Você não está em paz? Vá, vá e visite alguém que é o símbolo da ferida de Jesus, toque na ferida de Jesus, daquelas feridas vem a misericórdia. É por isso que hoje é o domingo da misericórdia. Um santo disse que o corpo de Jesus crucificado é como muita misericórdia, que através das feridas nos atinge a todos. Todos nós precisamos de misericórdia, sabemos disso. Vamos nos aproximar de Jesus e tocar suas feridas em nossos irmãos sofredores. As feridas de Jesus são um tesouro: a misericórdia vem de lá. Somos corajosos e tocamos as feridas de Jesus, com estas feridas Ele está diante do Pai, mostra-as ao Pai, como se dissesse: "Pai, este é o preço, estas feridas são o que paguei pelos meus irmãos. " Com suas feridas, Jesus intercede diante do Pai. Dá-nos a misericórdia se nos aproximarmos e interceder por nós. Não esqueça as feridas de Jesus.

O segundo presente que Jesus ressuscitado traz aos discípulos é alegria. O evangelista relata que "os discípulos se alegraram em ver o Senhor" (v. 20). E há também um verso, na versão de Lucas, que diz que eles não poderiam acreditar de alegria. Nós também, quando talvez algo incrível aconteceu, algo legal, podemos dizer: "Eu não posso acreditar, isso não é verdade!". Tais eram os discípulos, eles não podiam acreditar de alegria. Esta é a alegria que Jesus nos traz. Se você está triste, se você não está em paz, olhe para Jesus crucificado, olhe para Jesus ressuscitado, olhe para suas feridas e tenha essa alegria.

E então, além de paz e alegria, Jesus traz o presente para os discípulos em missão . Ele lhes diz: "Como o Pai me enviou, eu também te envio" (v. 21). A ressurreição de Jesus é o começo de um novo dinamismo de amor, capaz de transformar o mundo com a presença do Espírito Santo.

Neste segundo domingo de Páscoa, somos convidados a nos aproximar de Cristo com fé, abrindo nossos corações para a paz, alegria e missão. Mas não nos esqueçamos das feridas de Jesus, porque a paz, alegria e força para a missão vêm de lá. Nós confiamos esta oração à intercessão materna da Virgem Maria, rainha do céu e da terra.

[00711-IT.02] [Texto original: italiano]

Depois do Regina Cœli

Caros irmãos e irmãs

Ontem(dia 27/04) em La Rioja, Argentina, foram proclamados o Beato Enrique Angel Angelelli, o bispo diocesano Carlos de Dios Murias, o franciscano conventual Gabriel Longueville, o sacerdote fidei donum e Wenceslao Pedernera, catequista, pai de família. Esses mártires da fé foram perseguidos por causa da justiça e da caridade evangélica. Seu exemplo e sua intercessão apóiam especialmente aqueles que trabalham por uma sociedade mais justa e unida. Um deles era francês, ele foi missionário para a Argentina. Os outros três, argentinos. Nós aplaudimos os novos bênçãos, todos eles!

Convido-os a juntarem-se à minha oração pelos refugiados que estão em centros de detenção na Líbia, cuja situação, já muito séria, se torna ainda mais perigosa pelo conflito em curso. Apelo para a evacuação especial de mulheres, crianças e doentes, o mais rapidamente possível, através de corredores humanitários.

E também rezamos por aqueles que perderam suas vidas ou sofreram sérios danos das recentes inundações na África do Sul. Mesmo esses nossos irmãos não nos faltam a solidariedade e o apoio concreto da comunidade internacional.

Saúdo a todos vós fiéis e peregrinos romanos da Itália e de muitos países, em particular os fiéis de Tlalnepantla (México), os jovens de Valência, os estudantes de Tricase, os adolescentes de Arcore e os de Carugo; os fiéis de Modugno e Gênova. Uma saudação especial à peregrinação diocesana das famílias da Arquidiocese de Trani-Barletta-Bisceglie, bem como aos devotos da Divina Misericórdia reunidos hoje na igreja de Santo Spirito em Sassia.

Aos nossos irmãos e irmãs das Igrejas Orientais que hoje, segundo o calendário Juliano, celebram a Páscoa, ofereço votos cordiais. Que o Senhor ressuscitado lhes dê alegria e paz! E aplausos também para todos os católicos orientais e ortodoxos, para dizer-lhes: "Feliz Páscoa!".

Finalmente, agradeço a todos aqueles que me enviaram saudações de Páscoa neste momento. Troco-os cordialmente, invocando todo o bem para cada família.

Bom domingo a todos! E por favor, não esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus.

[00712-IT.02] [Texto original: italiano]



Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Maio de 2019
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br