quinta-feira, 3 de outubro de 2019

NOTÍCIAS DA IGREJA: ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

Lançada Campanha Missionária 2019



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e as Pontifícias Obras Missionárias (POM) lançaram na tarde desta terça-feira, 17, o Mês Missionário Extraordinário e a Campanha Missionária 2019. A cerimônia aconteceu na sede da entidade em Brasília, no contexto de realização da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep).

O Mês Missionário Extraordinário, foi Convocado pelo Papa Francisco em outubro de 2017, e tem como “Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”. Seu objetivo quer despertar a consciência da missão ad gentes, além-fronteiras. Realizada no Brasil desde 1972, no mês de outubro, a Campanha Missionária ganhou este ano um maior impulso eclesial com a coincidência do Mês Missionário Extraordinário e do Sínodo para a Amazônia.

MISSIONARIEDADE

Durante o lançamento, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte (MG) e Presidente da CNBB, disse que a ocasião é o mais importante momento que faz com que a Igreja cumpra a sua razão de ser: evangelizar.  Ele lembrou, ainda, que sem a missionariedade a Igreja morre. “Ela pode até permanecer, mas será uma burocracia ou será possivelmente uma organização, mas sem vida”, alegou.

Em sua fala, dom Walmor chamou atenção ainda para o fato de que a missionariedade na Igreja interpela no coração de cada um de nós o que somos, o que temos, o que repartirmos, sobretudo na coragem bonita de ir ao encontro sem pressa.

Padre Maurício da Silva Jardim, Diretor das POM, afirmou que os missionários são os primeiros destinatários do encontro que Jesus fez. “Ele olhou para nós com misericórdia, olhou para nós com amor e por isso que nós estamos aqui”, disse. Ele reiterou ainda que a missão nasce de um coração apaixonado, de um coração que arde, que se motiva na espiritualidade e na escuta da Palavra.

“A missão é o lugar para a gente encontrar Jesus, que fala para nós através do seu povo e, sobretudo, dos pobres e temos muito a aprender”, finalizou.

DIA MUNDIAL DAS MISSÕES


Na Mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2019, o Papa Francisco explicou que a finalidade da celebração do Mês Missionário Extraordinário é ajudar, em primeiro lugar, “a reencontrar o sentido missionário e a nossa adesão”.

O Santo Padre destacou, ainda, a “coincidência providencial” do mês missionário extraordinário com a celebração do Sínodo Especial sobre as Igrejas na Amazônia. “Um renovado Pentecostes abra de par em par as portas da Igreja, a fim de que nenhuma cultura permaneça fechada em si mesma e nenhum povo fique isolado, mas se abra à comunhão universal da fé. Que ninguém fique fechado em si mesmo, na autorreferencialidade da sua própria pertença étnica e religiosa”.

EM SÍNODO ARQUIDIOCESANO

Na Carta Pastoral à Arquidiocese publicada em janeiro, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, convocou todas as paróquias e comunidades, com suas organizações eclesiais e pastorais a celebrarem o Mês Missionário Extraordinário, como parte das ações do sínodo Arquidiocesano de São Paulo.

Dom Odilo recordou que o mês temático convocado pelo Papa Francisco comemora o centenário da Carta Apostólica do Papa Bento XV Maximum Illud (1918), sobre a “grande e sublime missão da Igreja”. Ele destacou que essa Carta Apostólica lança um forte apelo à renovação missionária da Igreja, sobretudo em vista da evangelização “de toda a criatura”, conforme o mandato de Cristo aos apóstolos.

SUGESTÕES DE AÇÕES

A Congregação para a Evangelização dos Povos e as POM indicaram algumas propostas para a vivência do Mês Missionário Extraordinário em todo o mundo.

  1. Organizar uma celebração diocesana ou nacional para a abertura do Extraordinário Mês Missionário de outubro de 2019;
  2. Celebrar a Vigília Missionária com o tema proposto pelo Santo Padre;
  3. Propor uma celebração eucarística a nível diocesano para o domingo do Dia Missionário Mundial;
  4. Propor que pequenos grupos de pessoas ou famílias se reúnam pelas casas para rezar o Santo Rosário com intenções missionárias, inspirados na intuição original da Venerável Pauline Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra Missionária da Propagação da Fé;
  5. Promover uma peregrinação mariana ou a um santuário, memória de santos ou mártires da missão;
  6. Promover coleções de ofertas e doações econômicas para apoiar o trabalho apostólico Missio ad gentes e a formação missionária;
  7. Propor aos jovens uma atividade pública de anúncio do Evangelho;
  8. Organizar uma celebração diocesana ou nacional para o Encerramento do Mês Extraordinário Missionário de outubro de 2019.

(Com informações de CNBB)



No ‘Summer Beats DNJ 2019’, 50 mil jovens testemunham a fé


Por Flávio Rogério Lopes e Jenniffer Silva

Os 241 quilômetros que afastam São Paulo da cidade de Brasópolis, no sul de Minas Gerais, não foram suficientes para desanimar os jovens do grupo “Por Hoje Não” (PHN), que, unidos a outros das cidades mineiras de Itajubá, Santa Rita e Pouso Alegre, participaram do “Summer Beats DNJ 2019”, realizado no Campo de Marte, no bairro de Santana, no domingo, 15.

Na Arquidiocese de São Paulo, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) aconteceu em parceria com o “Summer Beats” Produções e reuniu 50 mil jovens ao longo de 12 horas de programação, com música, adoração ao Santíssimo Sacramento, tenda de confissões, feira vocacional e celebração da Santa Missa.   

As apresentações musicais foram dos cantores Thiago Brado, Diego Fernandes, Irmã Ana Paula e das bandas/ministérios de música Adoração e Vida, Missionário Shalom, Rosa de Saron, Anjos de Resgate, Levada do Alto e Colo de Deus.

NO SUDESTE DO BRASIL

Aos 23 anos, Mateus da Silva, natural de Brasópolis, participou pela primeira vez do “Summer Beats”. Segundo ele, a oportunidade de estar em um evento dessa magnitude, em que inúmeras pessoas fazem a experiência do encontro com Deus, foi sua maior motivação para as longas horas de viagem.

Também de Minas Gerais, Beatriz Lopes, 18, foi ao Campo de Marte acompanhada por mais de 30 jovens da cidade de Cambuí, também no sul daquele estado.

Representante do grupo de jovens Ágape, ela afirmou ser uma admiradora da música católica e das bandas que se apresentaram no evento. Além disso, acredita que a manifestação da grandeza de Deus justifica o desejo de participar dessa atividade.

DE MUITOS LUGARES

Da cidade de Arujá, no interior paulista, uma caravana com 80 pessoas do grupo “Encontro de Jovens de Arujá com Cristo” (EJAC) se espalhou pelo Campo de Marte. No meio das incontáveis camisetas de cor laranja, estava Gabriela Moraes, que, aos 16 anos, viu na alegria da juventude católica a inspiração para vivenciar o festival. 

Ela acredita ser possível, mesmo diante de tantos jovens, a descoberta de vocações, pois crê na possibilidade de um encontro particular com Deus. 

A cidade de Itu, também no interior paulista, esteve representada pela Comunidade de Jovens Aparecida (COJAP), fundada há 46 anos, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que pertence à Diocese de Jundiaí (SP). 

O grupo, que passou pelo processo de recomeço em 2018, vem crescendo pouco a pouco, conforme salientou Julia Antunes de Oliveira, de 17 anos. A jovem disse acreditar que nesses eventos o amor de Deus se manifesta por cada uma das pessoas que ali estão e que, com a vivência da exposição ao Santíssimo Sacramento e das tendas para as confissões, é possível que ocorra um despertar vocacional.

Quer saber mais?  Acesse:

Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Outubro de 2019
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br