sexta-feira, 1 de novembro de 2019

NOTÍCIAS DA IGREJA: ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

Sínodo em 2020: o que devemos fazer?

As regiões episcopais e vicariatos ambientais estão concluindo suas assembleias e preparando os relatórios sobre o caminho percorrido ao longo deste segundo ano do sínodo arquidiocesano de São Paulo. E já aparecem muitas indicações e propostas para traduzir em novas práticas pastorais e missionárias o tema do sínodo – “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” de toda a nossa Arquidiocese de São Paulo.


A Secretaria Geral do sínodo recebe esses relatórios e os disponibiliza para a Comissão de Redação do sínodo. Esta, por sua vez, auxiliada por um grupo de peritos, vai elaborar o relatório geral dos trabalhos sinodais já realizados, para apresentar esse relatório na primeira sessão da assembleia sinodal arquidiocesana de 2020.

No terceiro ano do sínodo, será realizada a assembleia sinodal arquidiocesana propriamente dita. Os primeiros dois anos foram preparatórios para se chegar à grande assembleia, expressão da Arquidiocese inteira, para elaborar as “conclusões sinodais”. Um sínodo é um caminho de “comunhão”, um esforço feito “em mutirão”, para responder à questão posta pelo tema do sínodo: a comunhão, conversão e renovação missionária da Arquidiocese.

O caminho sinodal já percorrido nos dois primeiros anos foi muito importante para se fazer, agora, um discernimento sobre o conjunto da vida da Arquidiocese e para se chegar a indicações importantes para traduzir o tema ou “propósito” do sínodo em novas atitudes e práticas missionárias e pastorais na Igreja em São Paulo. Ao longo do terceiro ano do sínodo, serão dados diversos passos para se chegar, no final do ano, a um conjunto consistente de conclusões ou propostas finais do sínodo arquidiocesano.

Após o encerramento do sínodo, terá logo início a etapa pós-sinodal, para a aplicação das propostas elaboradas pela assembleia sinodal. Isso poderá implicar a revisão dos planos pastorais e assumir prioridades e práticas pastorais novas, que respondam adequadamente às propostas sinodais assumidas. Poderá requerer, também, a revisão de diversas diretrizes pastorais e até mesmo da atual estrutura e organização pastoral da Arquidiocese no seu conjunto, com o objetivo de traduzir em práticas pastorais novas as conclusões sinodais.

Mais importante que tudo, porém, será o esforço para mudar certa “cultura” pastoral, mais voltada “para dentro” da própria Igreja, ocupada sobretudo com a “pastoral de conservação”. Precisamos tornar-nos mais e melhor uma “Igreja em saída missionária”, “em estado permanente de missão”, uma Igreja marcadamente missionária. O propósito do sínodo inclui a “conversão e renovação missionária” de nossa Igreja, como resposta à voz do Espírito de Deus, que nos fala de muitos modos neste período que a nossa Igreja atravessa: “Quem tem ouvidos, escute o que o Espírito diz à Igreja” (cf. Ap 2-3).

O Regulamento do terceiro ano do sínodo (2020), elaborado pela Comissão de Coordenação Geral do sínodo, já foi divulgado no jornal O SÃO PAULO, na edição nº 3270 (16-22 de outubro de 2019), e está disponível para todos também no portal da Arquidiocese (www.arquisp.org.br). Nele, são explicitados os objetivos, métodos, etapas, membros e competências da assembleia sinodal arquidiocesana. Para 2020, prevê-se, também, uma nova participação das paróquias e setores pastorais da Arquidiocese. A preparação dos trabalhos da assembleia sinodal arquidiocesana já foi iniciada e se prevê que serão trabalhos intensos. A convocação dos membros da assembleia deverá acontecer ainda em 2019.

A abertura será feita no dia 29 de fevereiro de 2020, na Catedral da Sé. Seguem, depois, as sete sessões de trabalho da assembleia, ao longo do ano. O encerramento dos trabalhos sinodais acontecerá em 27 de fevereiro de 2021.

Todo o povo, em particular, em suas comunidades e organizações eclesiais e pastorais, está convocado a acompanhar o caminho sinodal durante o ano de 2020, sobretudo por meio de intensa oração ao Espírito Santo, verdadeiro “animador” do sínodo e da Igreja. É Ele que fará produzir frutos ao esforço que fazemos para lhe ser atentos e obedientes.

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo Metropolitano de São Paulo


Publicado em O SÃO PAULO, na edição de 22/10/2019




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Novembro de 2019
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br