sexta-feira, 1 de novembro de 2019

NOTÍCIAS DA IGREJA: VATICANO E PAPA FRANCISCO

Encontro de governadores da Amazônia no Vaticano


A iniciativa contou com a presença de 30 governadores e 3 ministros. Um dos objetivos foi oferecer uma ampla perspectiva das diversas realidades que compõem a região, à luz do Sínodo que acaba de chegar ao fim.

Silvonei José e Amedeo Lomonaco - Cidade do Vaticano

"Caminhos e Compromissos para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia": este foi o tema do encontro de governadores da Amazônia realizado nesta segunda-feira (28/10) na Casina Pio IV. A iniciativa foi promovida pela Pontifícia Academia das Ciências, pelo Consórcio de Governadores da Amazônia Brasileira e pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia.  A cúpula foi uma oportunidade para examinar a mensagem da Encíclica Laudato si do Papa Francisco e os resultados do Sínodo sobre a Amazônia. O objetivo desta reunião foi também dar aos governadores a oportunidade de apresentar seus compromissos com o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

O Arcebispo Marcelo Sánchez Sorondo, Chanceler da Pontifícia Academia das Ciências, destacou que a Assembléia sinodal trouxe à tona as emergências e as críticas presentes na região panamenha, onde a exploração dos recursos está frequentemente ligada à busca da "riqueza imediata".

A Rádio Vaticano, VaticanNews conversou com o governador do Amapá e Presidente do Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, Antônio Waldez Góes.

Presente também no encontro o Secretário de Assuntos de Soberania e Cidadania Nacional e Cidadania do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, Fábio Mendes Marzano, que falou entre outras coisas sobre a prioridade do governo do Brasil em dar melhores condições de vida aos habitantes da Amazônia.

O encontro

 

O evento teve a participação dos governadores dos demais países da Amazônia, cuja participação permitiu ter uma perspectiva abrangente das diferentes realidades que compõem a região. Participação também de um pequeno grupo de convidados, incluindo pesquisadores, representantes da sociedade civil e dos poderes legislativo e judiciário da região. 

O tema do evento, “Caminhos e compromissos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, tem como marco conceitual os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e, em especial, a mensagem da Encíclica Laudato Si do Papa Francisco e os resultados do Sínodo sobre a Amazônia. Conhecedores do documento de trabalho do Sínodo, os participantes estão convictos de que a palavra do Papa Francisco é de grande importância para o futuro da região. 





Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Novembro de 2019
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br