domingo, 1 de dezembro de 2019

NOTÍCIAS DA IGREJA: PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE LOURDES

02- Missa de finados no cemitério

No dia 2 de novembro, dia de Finados, fr. Ademir e fr. Geraldo celebraram a missa de Finados no cemitério da Lapa. Teve início às 17h. Como já haviam acontecido outras Missas no Cemitério, a da Paróquia foi a última com participação de poucos fiéis.




05- MAIS UM BISPO AGOSTINIANO RECOLETO


Mais um Agostiniano Recoleto é escolhido bispo pelo Papa Francisco

Alguns meses o Papa Francisco nomeou a Frei Carlos Maria Dominguez como bispo auxiliar da Diocese de San Juan de Cuyo, agora nomeou a Frei Dario Quintana como bispo auxiliar da Diocese de Mar Del Plata, Argentina.

Na manhã de 5 de novembro do presente ano, foi publicado o Decreto pelo qual o Santo Padre, o Papa Francisco, nomeava a nosso irmão Frei Dario Rubén Quintana como bispo auxiliar da Diocese de Mar Del Plata, Argentina.

A surpresa da nomeação rapidamente se estendeu pelas diferentes comunidades da vigararia e da província. Nas suas primeiras declarações manifestou que sente “uma emoção gigante” porque “não esperava esta eleição que foi uma decisão do Papa Francisco. Mas me sinto fortalecido pelas orações dos fieis e irmãos que me tem saudado e prometido suas orações.”

Uma vez tornado publico a nomeação tem recebido saudações e felicitações de muitos fieis e irmãos da ordem e do sacerdócio “através das redes sociais, do telefone, e-mail… Tenho ainda uma multidão de mensagens sem poder ler e responder”, manifestou Quintana.

Sabe que agora lhe esperam novos desafios, mas se sente confiante em assumir esta missão encomendada pelo Papa Francisco porque “vou de auxiliar de um bispo muito bom, é um mar-platense, e conhece a realidade de Mar Del Plata. Me encomendo  e me uno ao trabalho pastoral do bispo titular”, acrescentou o recém nomeado bispo. Alias, considera que (citando o cardeal Pironio) ir de bispo auxiliar é fazer-se “co-irmão no trabalho pastoral”, que supõe “partilhar as alegrias e fadigas também do bispo diocesano”.

Por outro lado sente a confiança porque conhece a pujança espiritual do Bispo Marplatense e “o trabalho pastoral em que sabe chegar não só aos fiéis e ao clero, mas a todos os povos de distintas localidades da diocese. Isto me da confiança de poder acompanhar e seguir o caminho da igreja diocesana de Mar De Plata”, acrescentou.

E como agostiniano recoleto, se mostra muito grato a Ordem, porque “todo o que sou devo a Ordem dos Agostinianos Recoletos, desde a formação, o carisma e acompanhamento”, esclareceu. Por isso, seu carinho e pertença a ordem o faz sentir “vinculado e em comunhão como todos os irmãos”, acrescentou Quintana.

Dados Biográficos de Frei Dario Quintana

Fr. Darío nasceu em 04 de fevereiro de 1971 na cidade de Buenos Aires (Argentina), mas foi criado na cidade de Mar Del Plata onde cursou os estudos de secundaria. Fez o noviciado na cidade de Burgos (Espanha) no curso 1992- 1993 e emitiu seus primeiros votos o dia 28 de agosto de 1993. Concluiu seus estudos teológicos em 1996 na UCA- Faculdade de Teologia de Buenos Aires e foi ordenado presbítero o dia 17 de maio de 1997.

Sempre exerceu seu ministério no Vicariato de Argentina onde tem trabalhado tanto na docência, sendo representante legal dos colégios de São José de Villa Maipú (Província de Buenos  Aires) e no colégio Santo Agostinho de Mar del Plata  (Província de Buenos  Aires), como na pastoral ministerial, exercendo de vigário paroquial na paróquia de São José de Villa Maipú  (Diocese de São Martín) e como pároco nas paróquias de Nossa Sra. da Consolação, na arquidiocese de Buenos Aires e de Nossa Sra. de Fátima na Diocese de Mar Del Plata.

Foi Vigário Provincial do Vicariato de Argentina, que pertence à Província de Santo Tomas de Vilanova no período 2011-2018. Atualmente era o prior da comunidade do Seminário Santo Ezequiel Moreno em São Andrés Golf e pároco de Nossa Sra. de Luján.

(tradução: Frei Sérgio Sambl).



NOMEADO OUTRO AGOSTINIANO  RECOLETO

Padre que atua em Fortaleza é nomeado bispo prelado pelo Papa Francisco

O Santo Padre comunicou nesta quarta-feira, 6 de novembro, a criação da prelazia de Alto Xingu-Tucumã nomeando como seu bispo prelado o padre Jesús María López Mauoléon. Atualmente o presbítero atua na paróquia de São Pedro, em Barra do Ceará e vigário episcopal da Região Metropolitana “Nossa Senhora da Assunção”, na arquidiocese de Fortaleza. A prelazia de Alto Xingu-Tucumã passa a integrar a província eclesiástica de Santarém (PA), criada neste mesmo dia.


Jesús María López Mauleón, nasceu em Mues, Navarra, Espanha, no dia 05 de março de 1955. Ingressou no Seminário menor São José de Lodosa em 1967 onde permaneceu por até 1971 quando foi fazer a experiência no seminário São Nicolau de Tolentino de Fuenterrabia, de setembro de 1971 até junho de 1975.

Ele fez o noviciado no Convento de Monteagudo, Navarra de setembro de 1975 a agosto de 1976, fazendo a primeira profissão no dia 22 de agosto de 1976. De setembro de 1976 até julho de 1981 permaneceu no Seminário Maior de Marcilla, Navarra, estudando teologia, onde fez profissão solene em 18 de outubro de 1980. Ordenou-se diácono no dia 4 de novembro de 1980 e presbítero aos 18 de julho de 1981 pela Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR).

Exerceu o Ministério Pastoral na Espanha durante 18 anos como vigário paroquial e professor em Chiclana, de 1981 a 1986; e em Madri de 1986 a 1991, onde completou seus estudos. Como pároco em Zaragoza, de 1991 a 1994 e em Almeria, de 1994 a 1997; sendo professor do Instituto de 1997-1999, em Lodosa.

No dia 14 de agosto de 1999 veio para o Brasil, fazendo um curso intensivo de inculturação e português em Brasília, sendo destinado para a nova fundação da província São Nicolau de Tolentino na paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, da diocese de Tianguá, Ceará, com dom Francisco Xavier Hernández.

Depois de completar na Espanha os estudos de mestrado em Sagrada Escritura, voltou ao Brasil para colaborar na província de Santa Rita, permanecendo na Paróquia Nossa Senhora da Consolação de Cachoeiro de Itapemirim (ES), de 14 de fevereiro de 2003 até o dia 20 de abril de 2004, de onde saiu para a nova missão. No dia 02/05/2004, tomou posse de pároco na paróquia Nossa Senhora Aparecida–Capelinha, de Franca (SP) até abril de 2011. Depois de passar 100 dias na missão de Lábrea, tomou posse como responsável da área pastoral da Barra do Ceará, em 23 de outubro 2011. Em 9 de junho de 2012 foi erigida a paróquia São Pedro sendo nomeado primeiro pároco, até novembro de 2019.




10- FEIJOADA EM PROL DO SOPão

Feijoada em prol do sopão é um daqueles momentos que marcam a vida de nossa comunidade.

O trabalho coletivo nasce da doação do tempo e das habilidades de cada um. Foi significativa, também, a participação e adesão de tanta gente a esse evento. O álbum de fotos ilustra bem o que é serviço na nossa paróquia.











A ELEIÇÃO DA FRASAR

A Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta (FRASAR) na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes tem nova diretoria:

Presidente: Evaldo José Capelotto;
Conselheiros: Marilda C. Capelotto, Maria Helena Grasso Lopes e Francisco Pavanelli Neto;
Secretária: Marly Rostocev Pirani;
Tesoureiro: Wilson Tadeu Pirani.

A Frasar é um chamado a viver a santidade cristã a partir da vida secular de seus membros, segundo o carisma agostiniano recoleto. É uma célula viva,
com personalidade própria cujos membros, movidos pelo Espírito Santo e a partir de sua casa e trabalho se colocam a serviço da Igreja.

É uma dimensão da família agostiniano-recoleta, que colabora com os religiosos na evangelização, na promoção das vocações e carisma recoleto e participa ao mesmo tempo dos bens espirituais da Ordem.

É uma comunidade de irmãos que se rege por uma Regra de Vida e Estatutos próprios aprovados pela Igreja.

Saiba mais clicando no link:



- Mais uma etapa cumprida para a primeira comunhão

A preparação das crianças para a Primeira Comunhão teve mais uma etapa cumprida no domingo.

Na celebração da missa das 9h, presidida por frei Marcus Vinícius, elas receberam os os chamados Símbolos: o Creio e o Pai Nosso.





-Novos crismandos de nossa paróquia

Os novos crismandos da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes da Vila Hamburguesa foram recebidos por nossa comunidade na missa dominical das 11h00, celebrada por frei Marcus Vinicius.

Eles fizeram os ritos iniciais do caminho catecumenal em preparação ao sacramento do Crisma.




LOGO MARCA AGOSTINIANA RECOLETA NA PORTA DA NOSSA PARÓQUIA

Na Vila Hamburguesa, pequeno bairro da cidade de São Paulo, pulsa um coração agostiniano, com a Ordem Agostinianos Recoletos sendo responsável pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

A partir de agora, a entrada do templo principal e o interior da histórica capela, transformada no Salão Santa Mônica, estão identificadas com esse coração.

Ao ganhar um novo desenho e vir acompanhado de novo logotipo, ele passa a marcar a Ordem Agostinianos Recoletos em todo o mundo.

Ser agostiniano recoleto é ser coração para viver em comunidade e irmanados a Deus.

E este coração é ardente. E a chama é luz, é Pentecostes, Espírito da Paz.

É um coração marcado por uma flecha estilizada, lembrando que ser agostiniano recoleto significa serviço, sacrifício, apostolado, paixão, ministério e cruz.

Na base deste coração, também de forma estilizada, surge um livro aberto remetendo à busca de um sentido, da verdade, amizade, felicidade, descanso e consolo.

Por fim, esse coração, com essa forte simbologia lembra que os agostinianos recoletos são todos filhos de Santo Agostinho.






ATUALIZAÇÃO DA FOTO DE CAPA DO NOSSO FACEBOOK

Para saber as novidades e notícias de nossa paróquia, visitem regularmente a página da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes no Facebook e compartilhe com seus amigos e amigas. Ajudem na evangelização e na missão de trazer todos os paroquianos ao convívio frequente em nossa comunidade.




12 -VISITA AOS TEMPLOS

No 12 de novembro, a convite do ITELSE – Instituto de Teologia da Região Episcopal Sé - alunos e coordenadores do Curso de Teologia da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e de várias outras paróquias participaram do tour - “Visita aos Templos”, organizado e guiado pela professora Márcia de Carvalho.

Os grupos visitaram a Mesquita Brasil (Islamismo), onde foram recepcionados pelo sheik; a Sinagoga da Congregação Israelita Paulista (Judaísmo Liberal); a Catedral Ortodoxa Metropolitana (com seus ícones e pinturas sacras maravilhosas) e, por fim, o Templo Budista, onde passaram por uma experiência de silêncio e meditação com uma das monjas.

Os que participaram dessa experiência tão enriquecedora tiveram a oportunidade de vivenciar e conhecer um pouco mais da religiosidade, espiritualidade e cultura de outras crenças, sempre levando em conta e valorizando o ecumenismo e o diálogo inter-religioso.









19- COMEMORAÇÃO DO CURSO DE INFORMÁTICA

A terça-feira, 19, foi um dia de comemoração para as turmas dos quatro cursos de informática no período noturno (Informática Básica, Elaboração de Currículo, Redes Sociais e Finanças Pessoais).

Alunos e alunas concluíram os cursos idealizados pelos professores Maurício, Guilherme e João (na foto com frei Marcus Vinícius).

Foi uma grande oportunidade para aqueles que se inscreveram e puderam ganhar maior entendimento do tema de interesse, como também para os professores que tiveram a chance de conhecer pessoas maravilhosas, compartilhando seus momentos de desafio e superação, recebendo apoio de todos como forma de colaboração e, principalmente, criando novas amizades dentro da nossa comunidade.

Na confraternização final houve tempo para uma foto do grupo, antes que todos pudessem se deliciar à mesa com salgados, doces e, é claro, um belo bolo.

Parabéns a todos: alunos e professores. É a nossa paróquia cumprindo uma linda e importante missão social.




22/11- MISSA EM LOUVOR A SANTA RITA DE CÁSSIA





23/11- PRIMEIRA EUCARISTIA DAS CRIANÇAS DE NOSSA PARÓQUIAEis as fotos da Primeira Comunhão acontecida em nossa paróquia no dia 23 de novembro de 2019:




Foi o Pároco frei Marcus Dorrigo Leite quem presidiu a celebração eucarística onde  24 crianças fizeram a primeira comunhão. Que todos perseverem no amor ao cristo eucarístico! Parabéns à paróquia, ao  pároco, catequistas e crianças que disseram o sim a jesus e se prepararam para o grande banquete!


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Dezembro de 2019
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br