domingo, 1 de dezembro de 2019

RECOLEÇÃO AGOSTINIANA

a recoleção é celebrada no dia 5 de dezembro

A Ordem dos Agostinianos Recoletos surgiu no século XVI, quando alguns religiosos agostinianos, sob o impulso do Espírito Santo, com um especial carisma coletivo, desejaram viver a sua vida consagrada, com renovado fervor e novas normas, a serviço da Igreja.

O Capítulo da Província de Castela, celebrado em Toledo, em 1588 (5 de Dezembro), determinou que, nalgumas casas, se vivesse este novo modo de vida. A poucos anos de iniciar-se a Recoleção, em 1605, partiria a primeira expedição missionária para as Filipinas.

Os Agostinianos Recoletos são herdeiros da forma de vida suscitada por Santo Agostinho (354-430) e assumida no século XIII, com espírito mendicante, pela Ordem de Santo Agostinho (Grande União de 1256). Depois de mais de três séculos de história, em 1912, foram reconhecidos pela Igreja como Ordem religiosa autônoma.

Os Agostinianos Recoletos, vivendo a vida fraterna em comunidade, querem seguir a Cristo casto, pobre e obediente; buscar a verdade e estar a serviço da Igreja; esforçam-se para crescer na caridade segundo o carisma de santo Agostinho e a intensidade própria da Recoleção, movimento de interioridade e radicalidade evangélica.

Fonte:

Saiba mais sobre a Ordem dos Agostinianos Recoletos em:


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Dezembro de 2019
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br