domingo, 5 de outubro de 2014

NOTÍCIAS DA CNBB

CNBB
Os desafios e perspectivas para a Vida Consagrada, presentes nas reflexões do Concílio Vaticano II, que completou 50 anos, serão abordadas no Simpósio Teológico organizado pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. O evento ocorrerá de 28 a 30 de outubro, no auditório do Colégio São Bento.
Entre as temáticas previstas estão “A dimensão Eclesiológica da Vida Consagrada”, “Fidelidade ao carisma e a espiritualidade”, “A vida fraterna em comunidade”, entre outros.
O papa Francisco convocou, para 2015, o Ano da Vida Consagrada, cujo início será no próximo dia 30 de novembro, com a conclusão em 2 de fevereiro de 2016. A proposta é ressaltar as várias dimensões da missão dos consagrados na Igreja. Neste contexto, o Seminário Teológico será uma oportunidade de aprofundar alguns dos princípios relevantes que devem nortear a vida consagrada, além de um espaço para avaliação dos desafios e perspectivas.
As conferências serão ministradas por padres e bispos, entre eles, cardeal Orani João Tempesta, dom Murilo Krieger, dom Jaime Spengler, dom Giovanni Crippa, dom Filipe da Silva, dom Airton José dos Santos, dom Paulo Cezar Costa, padre Antônio Robson Gonçalves.
Informações e inscrições: www.faculdadesaobento.org.br ou pelo telefone: (21) 2206-8281
BISPOS AVALIAM ENSINO RELIGIOSO
Com o objetivo de iniciar um levantamento de dados e discutir questões advindas da realidade das diferentes regiões do país, bispos referenciais do setor  Ensino Religioso, nos regionais,  estiveram reunidos no 3º Encontro Nacional, realizado entre os dias 23 e 25 de setembro, em São Paulo (SP).

Sob a coordenação do bispo coadjutor de Santos (SP) e referencial do Ensino Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Tarcísio Scaramussa, os participantes buscaram obter uma visão da situação do ensino religioso no Brasil, diante da oferta desse componente curricular por parte das redes de ensino, tanto mantidas por entidades católicas, quanto as que integram as redes oficiais de ensino, além de acompanhar a formação inicial e continuada de professores desta área de conhecimento. Dom Tarcísio contou com a assessoria da professora Anísia de Paulo Figueiredo.
Participaram do evento representantes dos regionais Sul 1, Sul 2, Leste 1, Leste 2, Centro-Oeste, Nordeste 1, Nordeste 3 e Nordeste 4, além de representações da Associação Nacional das Escolas Católicas (Anec), da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (Fonaper).
Na pauta do encontro estiveram momentos de reflexão; contextualização do Ensino Religioso no Brasil nos últimos 30 anos, com síntese das realizações do episcopado nos sucessivos períodos de atuação dos bispos responsáveis pela área na CNBB; avaliação do contexto em que esta área de conhecimento se encontra em relação às demais áreas de educação básica; e ainda a situação da formação inicial e continuada dos professores de ensino religioso.

As reflexões irão basear as ações dos regionais da CNBB para o acompanhamento do Ensino Religioso junto às redes de ensino, e em especial as mantidas por entidades católicas, para contribuir sobre o entendimento da matéria nas escolas brasileiras e a necessidade de formação inicial e continuada. Assim, a CNBB acredita estar cumprindo seu papel de acompanhar os avanços e desafios relacionados ao ensino religioso no país, respeitando a autonomia dos sistemas de ensino e exigindo o cumprimento da legislação vigente.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Outubro 2014
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário