domingo, 4 de outubro de 2015

REFLETINDO COM SANTO AGOSTINHO

Padece por minhas ovelhas


“O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida pela redenção de muitos”. É assim que o Senhor serve, assim ordenou que fôssemos seus servos. “Deu sua vida pela redenção de muitos”: ele nos remiu.

Qual de nós tem condições de remir alguém? Por seu sangue, por sua morte fomos remidos, e reerguidos por sua humildade; nós que jazíamos. Mas também devemos contribuir com nossas pequeninas porções para seus membros, porque fomos feitos seus membros: ele, a cabeça, nós o corpo.

Por fim, em sua epístola, o apóstolo João nos exortou ao exemplo do Senhor que dissera: “Será vosso servo aquele que quer ser o maior entre vós, do mesmo modo como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida pela redenção de muitos”; estimulou-nos, pois, à imitação, ao dizer: “Cristo entregou sua vida por nós; assim também nós devemos entregar a vida pelos irmãos”.

O próprio Senhor depois da ressurreição dizia: “Pedro, tu me amas? Respondia este: Amo”; Três vezes, disse o mesmo, outras tantas respondeu ele; e das três vezes o Senhor: “Apascenta minhas ovelhas”.

Por onde me mostrarás que me amas, a não ser apascentando minhas ovelhas? Que vantagem me trarás com teu amor, se tudo esperas de mim? Portanto tens o que fazer, amando-me: apascentas minhas ovelhas.

Isto, uma vez, duas, três vezes: “Tu me amas? Amo. Apascenta minhas ovelhas”. Três vezes negará por temor; três vezes confessou por amor.

Por três vezes lhe entregou o Senhor suas ovelhas, tendo Pedro respondido e confessado o amor, condenando e apagando o temor. Então o Senhor logo acrescentou: ”Quando eras jovem, tu te cingias e ias onde querias; quando envelheceres, outro te cingirá e te levará aonde não queres. Disse isto para indicar com que morte iria glorificar a Deus”. Declarou-lhe sua cruz, predisse-lhe sua paixão.

Prosseguindo diz, pois ao Senhor: “Apascenta minhas ovelhas”. Padece por minhas ovelhas. (Serm. 32).

 
Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Outubro 2015
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia
http://www.pnslourdes.com.br