terça-feira, 1 de dezembro de 2015

NOTÍCIAS DA IGREJA: ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

1) CATEDRAL AMANHECE COM PORTAS E PAREDES PICHADAS

Após manifestação, realizada na sexta-feira (30/10), no centro da capital, contra projeto de lei que, entre outras medidas, dificulta o chamado "aborto legal" e restringe a venda de medicamentos abortivos no país, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo amanheceu neste sábado (31), com portas e paredes pichadas. Em nota, os padres que administram a Catedral lamentam e repudiam os atos de vandalismo contra a igreja, que é um "monumento arquitetônico-artístico de referência para a cidade de São Paulo". O caso foi registrado no 8º Distrito Policial de São Paulo. Veja a íntegra da nota:
Ato de Indignação

A Catedral Metropolitana de São Paulo constitui monumento arquitetônico-artístico de referência para a cidade de São Paulo. Está localizada diante do marco zero da cidade. É edifício religioso que simboliza a fé cristã professada pela Igreja Católica Apostólica Romana. É também casa para todos. Diariamente entram na catedral centenas de pessoas de culturas e credos variados que são acolhidas fraternalmente. Por isso, lamentamos e repudiamos a pichação ocorrida na noite de 30 de outubro último,  ao término de manifestação em repúdio ao PL 5069/2013.
A liberdade de expressão, reivindicada historicamente pela Igreja católica em nosso país, não justifica ato de vandalismo. A liberdade não é sinônimo de provocação destrutiva de nenhum patrimônio arquitetônico-artístico de qualquer instituição.
Desejamos que atos como esse não venham a se repetir para que sejam preservados não só o direito de expressão mas também o respeito ao patrimônio da população.
Padre Luiz Eduardo Baronto
Cura da Catedral Metropolitana
Padre Helmo César Faccioli
Auxiliar do Cura

2) Família: aqui há lugar para Jesus
Queridos irmãos:

Tenho a satisfação de apresentar e de recomendar este roteiro para a Novena de Natal, preparado pela Arquidiocese de São Paulo, na esperança de que ele seja útil e estimulante para preparar bem o Natal de Jesus nos lares e nas comunidades.
O tema é sugestivo e lembra que o nascimento de Jesus foi um “acontecimento em família”, que envolveu uma jovem mulher e seu esposo, a vida cotidiana de uma família, a educação, o templo e a prática da religião... A vinda do Filho de Deus a este mundo foi para nos reunir a todos na grande família de Deus e nos tornar irmãos e irmãs na família da humanidade.
O Papa Francisco e os bispos reunidos no Sínodo sobre a vocação e a missão da família na Igreja e no mundo atual nos recordaram que a família tem uma vocação grande e belíssima e uma missão abençoada por Deus.
Ao nos prepararmos para a celebração do Natal de Jesus, queremos nos dispor para acolher a vinda do Salvador também em nossos lares e em nosso convívio familiar. O exemplo de Maria, de José e dos outros personagens ligados ao nascimento e à infância de Jesus pode inspirar nossas famílias a viverem bem sua vocação e missão cada dia.
Que Deus abençoe todas as famílias e seus lares. Tenhamos todos um olhar carinhoso também pelas famílias que sofrem por vários motivos, e pelas famílias que passam por problemas. E não esqueçamos as pessoas que vivem sem ter uma família! Deus quer estar presente na vida de todas essas pessoas também.
Feliz e abençoado Natal de Jesus! Que a Sagrada Família acompanhe e proteja seus lares!
Cardeal Odilo Pedro Scherer




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Dezembro de 2015
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia
http://www.pnslourdes.com.br