terça-feira, 1 de janeiro de 2019

NOTÍCIAS DA IGREJA: ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

Cardeal Scherer ordena 6 padres para a Arquidiocese de São Paulo

Cerimônia aconteceu em missa na Catedral da Sé, com a participação do clero arquidiocesano e a presença dos familiares e amigos dos ordenados

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Unir-se cada vez mais ao Cristo, Sumo Sacerdote que se entregou ao Pai por todos, e ser com Ele consagrado a Deus para a salvação da humanidade. Esse foi um dos propósitos assumidos pelos seis diáconos seminaristas ordenados presbíteros na Catedral da Sé, na tarde do sábado, 8, data em que a Igreja celebrou a Solenidade da Imaculada Conceição, cujo dogma afirma que a Virgem Maria nasceu e viveu em santidade, sem a mancha do pecado original.

A missa solene, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, e concelebrada pelos bispos auxiliares e membros do clero da Arquidiocese de São Paulo, contou com a presença dos familiares e amigos dos diáconos Anderson Pereira Bispo, Claudio José Ribeiro, José David Ramírez Velásquez, Maycon Wesley da Silva, Maykom Sammuel Alves Florêncio e Pierre Rodrigues da Costa.

Após a liturgia da Palavra, seguiu-se o rito de ordenação presbiteral, com o  chamado e a apresentação dos candidatos ao sacerdócio; o propósito  dos eleitos; a oração da Ladainha, entoada juntamente com a comunidade, momento em que os diáconos rezaram prostrados no chão, como sinal de humildade e inteira entrega à ação de Deus; a imposição das mãos do Arcebispo, dos bispos auxiliares e demais padres sobre os diáconos, seguida da prece de ordenação; a entrega das vestes presbiterais - casula e estola - levadas por familiares; a unção das mãos dos ordenandos e a entrega do pão e do vinho. Concluído o rito de ordenação, os novos padres foram saudados com uma salva de palmas pelos fiéis que lotaram a Catedral da Sé, e acolhidos fraternalmente pelos demais sacerdotes.


MARIA: CAMINHO DE SANTIDADE

Na homilia, o Cardeal Scherer refletiu sobre o dogma da Imaculada Conceição e disse que Maria, preservada do pecado, é a imagem de tudo aquilo que a Igreja deve ser: “Deus nos quer santos e se pecamos devemos buscar misericórdia”.

Dom Odilo afirmou, ainda, que o culto à Virgem Maria no Advento e a Solenidade da Imaculada Conceição favorecem a vivência desse tempo litúrgico: “Maria Imaculada comemorada durante o Advento também já nos acena para aquilo que estamos por celebrar: o Natal do Senhor, para acolher o Salvador. Devemos ir ao Seu encontro purificados de tudo aquilo que atrapalha o encontro com Ele, e por isso Nossa Senhora Imaculada é para nós também a imagem do caminho que devemos fazer durante o Advento, e, como toda nossa vida é um Advento, vamos ao encontro do Senhor, que vem ao nosso encontro”. 

Tendo como exemplo o Cristo, Bom Pastor, que não veio para ser servido, mas para servir, o Arcebispo recordou em síntese a missão dos presbíteros: pregar o Evangelho, apascentar o povo de Deus e, como bons pastores, celebrar o culto divino realizado na celebração da Eucaristia. Dom Odilo recomendou de maneira especial que os novos sacerdotes lembrem- -se sempre desse dia, recorrendo a Nossa Senhora como Mãe, intercessora e consolo, “aquela que os anima e os encoraja a realizar em todos os momentos a vontade de Deus”, exortou.  

FAMÍLIA E VOCAÇÃO

Da casa da família rumo ao seminário até a ordenação presbiteral são no mínimo nove anos de formação, o que é possível também graças ao apoio e oração das famílias, primeiras promotoras dessa vocação. Com sentimento de dever cumprido, Antônio Carlos Rodrigues e Maria do Carmo Rodrigues, pais de Pierre Rodrigues da Costa, vieram de Piracicaba (SP) cheios de alegria e abençoados com a graça de um “filho padre”.

Para a ordenação de Maycon Wesley da Silva, o mesmo espírito de gratidão e louvor a Deus trouxe, de Maringá (PR), Lucilene Maria e Aparecido Soares, que, sentados na primeira fila da Catedral da Sé, recordavam os primeiros sinais de vocação do filho, que desde os 8 anos reunia as outras crianças para a oração do Terço. 

Entre os convidados para a celebração, vindos da Colômbia, Victor e Ruth, pais de José David Ramírez Velásquez, também expressaram grande alegria com a ordenação do filho formado no Seminário Missionário Internacional Arquidiocesano Redemptoris Mater São Paulo Apóstolo, cuja formação ao ministério presbiteral enfatiza a plena disponibilidade para a missão. Momentos antes da celebração, o Reitor desse seminário, Padre José Francisco Vitta, falou sobre a caminhada vocacional do ordenando desde que chegou da Colômbia. “José David vem como um moço muito jovem, amadurece no seminário e vai perdendo aqueles traços de nacionalismo, porque a Igreja Católica é universal. Portanto, hoje é um dia muito belo para toda a Igreja, o Espírito Santo sempre suscita vocações e a suscitou no José David”, afirmou.

MISSÃO

Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga e referencial para Pastoral Vocacional, disse que os neossacerdotes agora necessitam das orações e da  proximidade fraterna da comunidade: “A primeira coisa que o povo de Deus pode fazer é rezar por esses presbíteros para que sejam sacerdotes segundo o coração de Cristo, Bom Pastor, e também incentivar, dar sempre uma palavra de apoio, demonstrar amizade com os padres que precisam do carinho do povo. É uma vida de dedicação, como dizem as palavras da oração que consagra o sacerdote: ‘configura tua vida ao mistério de Cristo’. Então, a vida do padre é marcada por alegrias e tristezas, mas quando a gente tem o carinho do povo isso muito contribui para a perseverança do padre”, enfatizou.

Ao final da celebração, o Padre Maykom Sammuel Alves Florêncio, em nome dos novos sacerdotes, manifestou gratidão a Deus pelos dons concedidos a eles – a vida, a família e o chamado ao sacerdócio –, à Igreja em São Paulo e ao Cardeal Scherer, que os acolheu e os confirmou na vocação que cresce sob o cuidado da Virgem Maria, e aos formadores do Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição. 

Os seis novos padres agora se apresentarão aos bispos auxiliares das regiões episcopais designadas (veja relação abaixo) para realizar seus primeiros encargos pastorais.

Novos Padres                                   Região                                      
Anderson Pereira Bispo                     Ipiranga
Cláudio José Ribeiro                          Sé
José David Ramirez Vélasques         Belém
Maycon Wesley da Silva                    Brasilândia
Maykom Sammuel Alves Florêncio    Santana
Pierre Rodrigues da Costa                 Belém





Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Janeiro de 2019
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br