sexta-feira, 1 de março de 2019

DÍZIMO E DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES

O dízimo e o sentido penitencial da Quaresma


Nesse período de Quaresma, Jesus nos convida a fazer uma reflexão mais profunda sobre nossas atitudes como Cristãos. Será que estamos contribuindo para o fortalecimento da Igreja de Jesus, para levar a todos os povos Seu Evangelho? Estamos reconhecendo os dons gratuitos recebidos do Pai, retribuindo, de forma justa, parte do que d’Ele recebemos? Jesus nos convida a fazer a experiência do amor, amor sem limites como o seu, de quem se doa e sabe perdoar.

Neste sentido, o Dízimo tem uma dimensão sacrifical, na medida em que nos educa a separar uma parte para Deus e, com isso, nos leva ao despojamento e à capacidade da partilha – algo somente possível para quem é liberto de sua tendência egoística.

Sacrificar é tornar algo sagrado, ou seja, santificar alguma coisa oferecendo-a a Deus. Isso se aplica perfeitamente ao Dízimo praticado na Igreja Católica. Por isso falamos do Dízimo no tempo da quaresma em sentido penitencial e como preparação para a Páscoa. O Dízimo tem uma dimensão sacrifical, na medida em que nos educa a separar a parte que é de Deus em função do próximo, num ato cristão de despojamento e partilha.

A Quaresma é um período rico de reflexões que devem nos levar a uma consciência de nossos atos para que não sejam meras repetições automáticas sobre as quais, com o passar do tempo, acabamos por esquecer o verdadeiro sentido. Nela refletimos sobre a nossa vida. Quem somos e o que fazemos? Como nos relacionamos com Deus, com o irmão, com a natureza e conosco mesmos? Incluamos o Dízimo em nossas reflexões quaresmais, para que sejamos dizimistas conscientes sobre a nossa corresponsabilidade fraterna na comunidade, na família, na sociedade. Que, ajudados pelo Espírito Santo, saibamos refletir reta e piedosamente sobre os mistérios da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo e mergulhemos cada vez mais no mistério do Amor mais forte do que a morte e que se doa sem cessar, embora tantas vezes não seja amado. Por esta razão, para que possamos viver a experiência de Jesus, tanto na dimensão religiosa, quanto na social e na missionária, te pedimos Senhor, Envia-nos.


DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES DE MARÇO

01 Evani P. da Cunha
03 Sueli Aparecida Torres
06 Carmell Gattir Chiarella
06 Maria Adélia Santucci
06 Maria Celina Pedro Zanatta
07 Glaucia Bezerra
07 José Celoti
10 Ricardo Lima de Paula
13 Leonardo Ganzer
14 Cristina Gobbi Macedo
15 Madalena Mª dos Stos Portes Vieira
15 Maria de Lourdes Altheman
17 Tadeu Cendon Ferreira
19 Antonio Alberto Rodrigues
26 Luciana Vellarco Guimarães
27 Raquel Rodrigues Coimbra Borges
27 Romildo Luchetta
28 Claudio Rodrigues
28 Iolanda Maria Rocha Guillamon

FELIZ ANIVERSÁRIO! PARABÉNS!!!




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Março de 2019
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br