sábado, 1 de junho de 2019

NOTÍCIAS DA IGREJA: CNBB

Beata Irmã Dulce, o "Anjo bom da Bahia", será proclamada Santa


O Papa Francisco recebeu em audiência no dia 13 de maio, o prefeito do Congregação das Causas dos Santos, cardeal Angelo Becciu, na qual autorizou o Dicastério vaticano a promulgar os Decretos relacionados:

- ao milagre, atribuído à intercessão da Beata Dulce Lopes Pontes (nome de batismo: Maria Rita Lopes de Sousa Brito), conhecida como Irmã Dulce – “O Anjo bom da Bahia”, recordada por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados. Religiosa da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, a Beata Irmã Dulce nasceu em Salvador em 26 de maio de 1914 e ali faleceu em 22 de maio de 1992. Irmã Dulce foi beatificada em 22 de maio de 2011 e com este decreto será proclamada Santa proximamente em solene celebração de canonizações.


13º CONGRESSO MARIOLÓGICO

O 13º Congresso Mariológico, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de maio de 2019, com o tema central e transversal: 'Maria e o Espírito Santo'.
Essa é daquelas temáticas que apresentam forte fundamento bíblico e desdobramentos variados na Tradição Cristã, da liturgia à teologia dogmática.
Teólogos experientes e de referência nacional como Afonso Murad e Maria Clara Bingemmer, Lina Boff e Lúcia Pedrosa, além de teólogos comunicadores como Frei Rinaldo Stecanela partilharam o mesmo espaço de reflexão e partilha.

Estiveram presentes teólogos emergentes, como o mestre em mariologia Frei Jonas Nogueira da Costa e o leigo Vinícius da Silva Paiva, juntamente com 36 pesquisadores que apresentaram e debateram o resultado dos seus estudos nas Mesas Temáticas, um dos pontos fortes do Congresso de 2018, e que retornou com força no Congresso 2019.

A noite cultural contou com a presença da Orquestra PEMSA, em parceria com o Grupo IRaoPOVO, interpretando clássicos do Pe. Zezinho, scj, enquanto saboreamos a arte sacra de Mari Bueno e as esculturas em barro, feitas em tempo real por Felipe Callipo.


O 13º Congresso Mariológico, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de maio de 2019, foi um tempo de estudo, reflexão e oração sobre o tema 'Maria e o Espírito Santo'. As atividades aconteceram no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, contando com a participação de mais de 300 leigos, teólogos e estudiosos em Mariologia.






57ª Assembleia: Dom Walmor é eleito novo presidente da CNBB

Arcebispo mineiro ficará à frente da CNBB pelos próximos quatro anos


O arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor de Oliveira Azevedo, acaba de ser eleito o novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pelo próximo quadriênio, que vai de 2019 a 2023.

O novo presidente foi escolhido pelo episcopado brasileiro que participou, em Aparecida (SP), da 57ª Assembleia Geral da CNBB no terceiro escrutínio, após receber a maioria absoluta de votos do total de 301 bispos votantes.

Como manda o Estatuto da CNBB, o até então presidente cardeal Sergio da Rocha perguntou a dom Walmor se aceita ser presidente. “Aceito com humildade, aceito com temor e aceito à luz da fe”, foram as primeiras palavras que ele dirigiu à plenária da 57ª. Só à luz da fé, segundo dom Walmor, será possível recuperar a força da colegialidade da Igreja no Brasil a partir de uma escuta muito profunda dos irmãos e do povo de Deus. Ele pediu a Deus que não falte sabedoria para assumir este serviço.


57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil


De 1º a 10 de maio próximo aconteceu no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida (SP), a 57ª Assembleia Geral (AG) dos Bispos do Brasil da qual podem participar, segundo o Estatuto da CNBB, os 309 bispos na ativa (com direito a voto), os 171 eméritos, os administradores apostólicos e representantes de organismos e pastorais da Igreja. Este ano, a AG tem a tarefa central de atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019 a 2023.





Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Junho de 2019
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br