sábado, 1 de junho de 2019

OS SANTOS POPULARES DE JUNHO


Junho é um mês cheio de significados nas mais diversas áreas, mas mais importante e significativo para a Igreja Católica.

É nele que comemoramos três dos santos mais populares do Brasil: Santo Antônio, São João e São Pedro. Muitas pessoas apenas celebram os santos nas famosas “Festas Juninas”, mas são poucos que realmente sabem e conhecem a história e tradição católica por trás de cada um.

Santo Antônio


Santo Antônio, que ao nascer em Lisboa recebeu o nome de Fernando, desde pequeno se dedicava a fazer orações pedindo proteção à Deus. Era de família rica, de sobrenome Bulhão/Bulhões, mas por volta dos 15 anos de idade abriu mão dessa vida e entrou para um convento da ordem agostiniana e aos 20 anos ingressou na Ordem dos Franciscanos.

Nesse tempo, mostrou muito interesse ao estudo da Bíblia e dos padres, mas nada foi mais forte que um fato isolado que mudaria a sua vida e seus objetivos na Igreja Católica: após ver as relíquias de missionários franciscanos que foram para o Marrocos, Fernando ficou decidido a seguir o exemplo deles e pediu para fazer o mesmo. Foi aí que mudou o seu nome para Antônio e teve seu pedido aceito. Mas Deus já tinha outros planos para ele.

Antônio ficou muito doente e teve que voltar para a Itália, onde encontrou
São Francisco e passou a viver em clausura em um convento no norte da Itália. Convidado por Francisco fazia algumas pregações e o seu dom e sabedoria eram tantos que não demorou muito para que graças a ele, uma grande atividade católica crescesse na Itália e na França. Suas pregações foram responsáveis por trazer muitas pessoas que estavam afastadas da igreja.

Sua saúde foi sempre muito debilitada e por conta disso teve que se recolher em um convento perto de Pádua e lá ficou até os seus últimos dia. Enquanto esteve ali, escreveu muitos sermões que posteriormente seriam publicados. Antônio morreu em 13 de junho de 1231 após uma grave crise de hidropisia e foi canonizado apenas 11 meses após a sua morte pelo Papa Pio XII.

São João


São João é conhecido popularmente como “santo festeiro”, mas na tradição católica é considerado o santo mais próximo de
Jesus Cristo, pois além de ser seu primo, João foi o responsável pelo batismo de Cristo no Rio Jordão.
É conhecido até hoje como
São João Batista justamente por conta da sua fé e devoção com o ritual do batismo e junto com a Virgem Maria, o único santo onde a liturgia lembra a data de seu nascimento e não da sua morte.

Ao atingir maturidade, foi enviado para o deserto para se preparar com orações e penitências sempre aceitando tudo com muita devoção e convertendo e catequizando as pessoas por onde passava e anunciando também a vinda do Messias. Devido a isso, passou a ser chamado de “Profeta” e ao ver Jesus andando em sua direção, disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” e mesmo não se achando digno de batizar Jesus, o faz com muito amor, fé e respeito.

Após o batismo, Jesus continua no seu caminho e João na sua missão de denunciar as injustiças, o abuso de poder, as imoralidades, as ofensas as leis de Deus, o que infelizmente o levou a ser de preso por Herodes. Mesmo preso, João condenou a atitude de adultério do rei, que vivia com a esposa do irmão. Os chamou para a conversão e penitência, mas Herodes foi influenciado pela filha a pedir a morte de João, que foi decapitado.

São Pedro

Simão, seu nome de batismo, era um pescador e foi um dos doze apóstolos de Cristo. Conheceu Jesus através do irmão André e foi na casa de Pedro que Ele fez suas primeiras pregações e foi chamado pelo próprio para largar tudo e seguir o caminho de fé junto a Ele. Esteve presente nos momentos mais importantes da vida de Jesus, visto que sempre era evidenciado por Ele e foi a partir dai que recebeu o nome de Pedro.

Foi considerado o primeiro papa por ter sido considerado chefe da comunidade cristã após a morte de Cristo. Sua morte não é bem clara no Evangelho, mas acredita-se que ele morreu em consequência de sua idade já bem avançada e complicações de alguma doença.





Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Junho de 2019
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br