quinta-feira, 1 de março de 2018

SÃO JOSÉ - PATRONO

19/03: SÃO JOSÉ, PATRONO DA ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS


A devoção e o culto a São José se remonta, entre os agostinianos, ao século XV. O capítulo geral de 1491, celebrado em Roma, determinava: «Em todas as residências e conventos de nossa Ordem celebre-se o ofício de São José, cuja festa será dia 19 de março».

A festa do Patrocínio de São José começou a ser celebrada de forma particular no século XVII. Dentro da família agostiniana, foram os recoletos e descalços, que tinham faculdade para isso, que, em 1700, iniciaram a celebrá-la. À sua imitação, também os agostinianos calçados, em 1722, solicitaram poder celebrá-la. Pio IX a introduzirá no calendário romano, fixando a data no terceiro domingo depois da Páscoa. Pio X a transfere para a quarta-feira anterior. Foi, contudo, suprimida quando Pio XII instituiu a celebração de São José Operário para o dia 1º de maio.

Segundo nossas Constituições (n.º 80), a devoção e o culto a São José, especial protetor da Ordem – como o declarou o capítulo de 1669 –, constitui também parte da espiritualidade agostiniano-recoleta.

A última edição do Missal agostiniano apresenta a São José como Patrono da Ordem.


De preciosas e admiráveis virtudes, São José é um exemplo singular de uma fidelidade ilimitada e de imenso amor a Deus.

Patrono e Padroeiro são sinônimos. Ambos significam protetor, defensor.
O patrono da Ordem dos Agostinianos Recoletos realça a grandeza de um coração que sempre se manifestou pelo "silêncio" de seus lábios.

Fonte:


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Março de 2018
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário