sexta-feira, 1 de junho de 2018

A PALAVRA DO PÁROCO

Junho – mês de festa junina – Viva Santo Antônio, São João, e São Pedro!

Queridos Paroquianos,

No mês de junho aparece por todos os cantos uma animada festa caracterizada por fogueiras, danças, bebidas quentes, comidas típicas e deliciosas, bandeirinhas e outras peculiaridades de cada região: é a festa junina.

Existem duas explicações para a expressão “festa junina”. De acordo com uma delas, o termo surgiu porque as festividades ocorrem durante o mês de junho; a outra versão afirma que o nome da festa é originário dos países católicos da Europa, em homenagem a São João.

As festas juninas ocorrem nos quatro cantos do Brasil, no entanto, na região Nordeste elas ganham maior expressão. Estas festas podem ser divididas entre aquelas que acontecem na Região Nordeste e aquelas do Brasil caipira, que são inspiradas no estado de São Paulo, sul de Minas Gerais, Goiás e norte do Paraná.  Além da alegria, da dança, música e das comidas típicas presentes nestas comemorações, os três santos católicos (Santo Antônio, São João e São Pedro) são homenageados no mês de junho.

As tradicionais festas juninas brasileiras incluem a fogueira, a quadrilha, as promessas e simpatias para os santos e os comes e bebes. O termo “quadrilha” vem de uma dança de salão francesa denominada quadrille que, ao chegar ao Brasil, se popularizou e se fundiu com as danças que já existiam nestas terras.

O mês de junho é a época da colheita do milho e, por este motivo, grande parte das deliciosas comidas típicas das festas juninas é feita deste alimento. Dentre as delícias da época estão a pamonha, o curau, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho, arroz doce, bolo de pinhão, broa de fubá, maçã do amor, pé-de-moleque, vinho quente, quentão e muito mais.

Neste mês de junho realizaremos em nossa Paróquia a tradicional quermesse com festa junina. Serão realizadas no sábado e domingo a partir das 18h00. no segundo, terceiro e quarto sábado do mês haverá festa junina com os colégios Madre Paula, Litle Bee e Pequeno Urso respectivamente pela tarde. A quermesse é importante para a Paróquia, pois daí tiramos nossa receita para pagarmos nossas contas, para ajudar nas obras sociais e projetarmos nosso orçamento anual. Além disso, ela torna-se uma oportunidade de trabalharmos em comunhão com todas as pastorais, grupos e movimentos. Por isso contamos com todas as equipes para o bom andamento da nossa quermesse.

Celebremos nossos santos juninos e aproveitemos para participar da nossa quermesse. Participem e divulguem para que outros também possam aproveitar nossas festividades.

Que Santo Antônio, São João e São Pedro intercedam por todos nós!


Frei Alcimar Fioresi, OAR.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Junho de 2018
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br