quarta-feira, 1 de agosto de 2018

CARTA DE DOM ODILO PARA A ARQUIDIOCESE


Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo

São Paulo, 12 07 2018

Aos Padres, da Arquidiocese de São Paulo

Caríssimos, Faço votos que todos estejam bem e com saúde. Escrevo-lhes para reforçar o convite para alguns momentos importantes da vida do clero e de nossa Arquidiocese.

1. Sínodo arquidiocesano: Enquanto continuam as reuniões dos grupos sinodais nas paróquias para a reflexão e a contribuição do povo para os vários temas propostos, também vai iniciando a fase dos levantamentos previstos para julho e agosto. As Regiões já estão providenciando a preparação e treinamento de 50 voluntários por Região, que visitarão todas as paróquias, fazendo visitas domiciliares. Não será visita às igrejas e aos padres, mas ao povo. Este “levantamento de campo” está sendo organizado com esmero junto com uma equipe técnica da PUC-SP e fornecerá elementos importantes sobre a realidade sócio-religiosa e pastoral de nossas paróquias, Regiões e a Arquidiocese. Os dados obtidos deverão ser objeto de reflexão nas assembleias paroquiais do sínodo, a partir de 15 de outubro. Um outro levantamento será pedido especificamente aos Párocos e Administradores paroquiais e seus colaboradores mais estreitos sobre os serviços religiosos e pastorais de cada paróquia nos últimos anos e no presente. Em breve será passado às mãos dos Párocos/Administradores paroquiais. Esse levantamento fornecerá, em primeiro lugar, ao próprio Padre e à paróquia, um quadro sobre a evolução dos serviços de evangelização e pastoral e sobre a efetiva participação do povo. Seus dados serão igualmente objeto de reflexão e discernimento nas assembleias paroquiais do sínodo, juntamente com os elementos fornecidos pelos grupos de reflexão sinodal, ao longo deste ano. Já foi divulgado o Regulamento das Assembleias paroquiais do sínodo e aconselho os padres a verificarem, já estudando com a Comissão Paroquial do sínodo sobre como colocar em prática esse Regulamento das assembleias. Para quem ainda não tivesse tomado conhecimento do Regulamento das Assembleias paroquiais do sínodo, informo que ele está no portal da Arquidiocese (www.arquisp.org.br) e dali pode ser baixado. E também estão sendo preparados pela Comissão Central de Coordenação do sínodo arquidiocesano os roteiros para a assembleia paroquial do sínodo, que terá, ao menos, três sessões em cada paróquia. Em breve, também esses roteiros serão divulgados, de maneira que as paróquias possam começar a se preparar em tempo.

2. Confraternização do Clero: Como já é costume em nossa Arquidiocese, na comemoração de S.João Maria Vianney (S.Cura d’Ars), fazemos a confraternização arquidiocesana do Clero. Neste ano, será no dia 03 de agosto (6ª.feira), a partir das 09h00, com um bom café na acolhida. Será na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia (Av.Pompeia 1250). A confraternização está sendo preparada com carinho pelos padres da “pastoral presbiteral”. Vamos encontrar-nos e partilhar com os outros irmãos sacerdotes um pouco do nosso tempo e alegrar-nos pelo muito que recebemos. Convido todos os padres da nossa arquidiocese para esse dia (apenas algumas horas) de convívio, que se concluirá com o almoço.

3. 16º Curso do Clero da Arquidiocese em Itaici: Como já foi divulgado, nosso curso anual de aprofundamento teológico e pastoral vai acontecer em Itaici, de 6/8 (12h) a 9/8 (12h). Peço que os padres diocesanos e também os religiosos que têm provisão na Arquidiocese se inscrevam e participem. Também peço que reservem o tempo integral para o curso, que tratará da “renovação missionária” da Igreja e, em especial, da Paróquia. O tema está relacionado com a realização do nosso sínodo e fornecerá elementos importantes para os trabalhos do sínodo. A inscrição deve ser feita quanto antes, pelas Regiões Episcopais, conforme já comunicado anteriormente.

4. Aniversário do Cardeal Claudio Hummes: Nosso Arcebispo emérito completa, dia 03 de agosto, 60 anos de ordenação presbiteral. É um aniversário sacerdotal marcante e vamos solenizar a ação de graças a Deus com Dom Cláudio, junto com o povo, na Catedral da Sé, no Domingo, dia 05 de agosto, às 09h00. Mesmo sabendo que será difícil a participação de muitos padres, convido a concelebrar com ele na Sé quem puder, mesmo com algum esforço. Estola verde. Tenho a confiança de que um bom grupo conseguirá participar, para agradecer, com Dom Cláudio, pelo dom do sacerdócio vivido por ele com tanta dedicação em favor do povo de Deus.

Caríssimos padres, estamos para iniciar o 2º semestre deste primeiro ano do nosso sínodo arquidiocesano. Recomendo seguir o ritmo e os passos propostos pela Coordenação Central, através do Regulamento do sínodo. Muitos passos já foram dados para iniciar o “caminho sinodal” de “comunhão, conversão e renovação missionária” em nossa Igreja em São Paulo.

Convido a olhar para frente com esperança e com confiança na ação do Espírito Santo, a quem pedimos ajuda! Tenho a certeza de que o sínodo trará muitos frutos. Mas agora é o tempo de trabalhar e semear, mesmo se isso custa suor e lágrimas no cultivo da “messe do Senhor!”

A Palavra de Deus promete: “quem semeia entre lágrimas, colherá com alegria!” (Sl 126,5). Coragem, portanto! Nossa Senhora da Assunção, São Paulo Apóstolo, os Santos/as que viveram e trabalharam na nossa Igreja em São Paulo antes de nós, com os Santos Padroeiros de nossas Paróquias e Comunidades, sejam nossos companheiros e intercessores!

Deus abençoe a todos e lhes dê a “alegria do Evangelho” (Evangelii gaudium) e a constante generosidade do sacerdócio!


Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo



Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Agosto de 2018
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário