quarta-feira, 1 de agosto de 2018

PALAVRA DO PÁROCO

Não há vocação sem cruz. Não há amor sem renúncia”.
Monsenhor Jonas Abib

Queridos paroquianos!

Chegamos ao mês de agosto e com ele o momento de celebrarmos as vocações e as principais festas agostinianas. Iniciamos o mês com as celebrações da Expedição Vocacional Agostiniana em nossa Paróquia. Além do mais, é costume, neste mês, comemorarmos as diversas vocações a cada semana:

Primeiro domingo: é o domingo dedicado às vocações dos ministérios ordenados. Essa comemoração se deve ao fato de no dia 4 de agosto celebrarmos o dia de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, patrono dos padres; e, no dia 10 de agosto, o dia de São Lourenço, patrono dos diáconos.

Segundo domingo: por imitação do segundo domingo de maio – no qual é comemorado o Dia das Mães – temos o Dia dos Pais. No Brasil celebramos a semana Nacional da Família. Devido a esse fato, nesta data é comemorada a vocação matrimonial.

Terceiro domingo: recorda-se a vocação à vida consagrada: religiosos, religiosas, consagradas e consagrados nos vários institutos e comunidades de vida apostólica e também nas novas comunidades. Essa recordação é feita porque no dia 15 de agosto celebramos o Dia da Assunção de Maria aos céus, solenidade que aqui no Brasil é transferida para o domingo seguinte.

Quarto domingo: é nesta data que se comemora o Dia do Catequista, daí a comemoração do dia da vocação do cristão leigo na Igreja, tanto na sua presença na Igreja como também em seu testemunho nos vários ambientes de trabalho e vida. O dia do cristão leigo voltará a ser comemorado no último domingo do ano litúrgico, domingo de Cristo Rei.

Ao participarmos dessas celebrações não podemos nos esquecer da vocação primeira e mais importante de todas: a vocação à vida cristã e, consequentemente, à santidade! Todos somos vocacionados à santidade e fora desse caminho não temos como viver bem qualquer que seja a nossa vocação pessoal.

Além disso, no dia 19 lembramos a festa de Santo Ezequiel Moreno, Bispo Agostiniano Recoleto protetor dos que sofrem do mal do câncer e patrono da Nova Evangelização. No dia 27 celebramos a Festa de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho e grande exemplo de perseverança na oração. Convidamos todas as mães para que neste dia possam rezar por seus filhos e fazerem parte da Associação das mães cristãs de Santa Mônica. E por fim, no dia 28 celebraremos a grande festa de Santo Agostinho, Pai e Fundador da Ordem Agostiniana. Convidamos a todos para participarem no dia 25 do início do Tríduo em louvor a Santo Agostinho e o nosso tradicional Sarau após a missa das 18h.

Desejo um mês muito abençoado e que possamos celebrar as vocações e nossos santos agostinianos com muita solenidade.


Frei Alcimar Fioresi, OAR


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Agosto de 2018
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário