domingo, 8 de setembro de 2013

ACONTECERÁ

PEREGRINAÇÕES PELO ANO DA FÉ NA CATEDRAL DA SÉ
Para viver com mais intensidade o Ano da Fé, na Arquidiocese de São Paulo serão realizadas diversas peregrinações. Desde o inicio de agosto, após a JMJ, essas peregrinações já estão acontecendo.

O cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, enviou carta aos párocos, Vigários Paroquiais e Administradores Paroquiais da Arquidiocese de São Paulo para ressaltar a importância da participação de todo o Povo de Deus nas peregrinações.

A peregrinação da Região Episcopal Lapa será no dia 15.09.2013 às 15h00.

19.º GRITO DOS EXCLUÍDOS- 7 DE SETEMBRO
O tema do Grito dos excluídos de 2013 será realizado em todo o país no feriado de 7 de setembro. “Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular” é o lema do 19º Grito dos Excluídos, escolhido após avaliação das sugestões enviadas a coordenação por vários grupos, comunidades, dioceses, movimentos, sindicatos.
O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, sendo um espaço de animação e profecia aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. É realizado num conjunto de manifestações no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira.
O Grito é parte das atividades da 5ª Semana Social Brasileira que tem o apoio da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB e constitui-se em uma mobilização sustentada em três objetivos:
- Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
- Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
- Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.

5ª SEMANA SOCIAL BRASILEIRA
A 5ª Semana Social Brasileira acontecerá nos dias 02 a 05 de setembro, em Brasília(DF), com o tema: “O Estado que temos e o Estado que queremos?”

O assessor Padre Nelito Dornelas fez o retrospecto histórico sobre o Estado Brasileiro, que inspira a Semana este ano, com o tema “O Estado que temos e o Estado que queremos?” e trouxe dados sociais e políticos que impulsionaram a CNBB a mobilizar a sociedade para a promoção do bem comum. “Vivemos uma crise de valores, em um Estado – empresa, ainda a serviço das forças hegemônicas do capital”, destacou padre Nelito. Dentre os desafios a serem enfrentados estão, segundo ele, a dificuldade de diálogo, o excesso de gastos com juros das dívidas públicas e o distanciamento dos movimentos sociais. (Para saber mais acesse www.cnbb.org.br ).

Jornal Online “A Voz de Lourdes” - Setembro 2013
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - 
Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br