domingo, 8 de setembro de 2013

ACONTECEU

NO VATICANO

Papa escolheu o tema da Fraternidade para o Dia Mundial da Paz 2014:

‘FRATERNIDADE, FUNDAMENTO E CAMINHO PARA A PAZ”.



TWITEES DO PAPA FRANCISCO (TWITTER@PONTIFEX_PT)

Senhor, ensinai-nos a sair de nós mesmos. Ensinai-nos a sair pelas estradas para manifestar o vosso amor.

Um ótimo programa de vida para nós mesmos: as Bem-aventuranças e Mateus 25.

Não podemos ser cristãos a meias. Se Cristo ocupar o centro da nossa vida, então está presente em tudo o que fizermos.

Não podemos dormir tranquilos enquanto houver crianças que morrem de fome e idosos que não têm assistência médica.

Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, e guiai-nos pelo caminho que conduz ao Céu.

Não tenham medo de pedir perdão a Deus; Ele nunca se cansa de nos perdoar. Deus é pura misericórdia.

Jesus é a porta que leva à salvação. Ele é uma porta aberta para todos.

Deixemos que Jesus entre na nossa vida, saindo dos egoísmos, das indiferenças e de ficar fechado aos demais.

O amor de Deus não é vago, genérico; o amor de Deus tem um nome e um rosto: Jesus Cristo.

A fé não é algo decorativo, ornamental. Ter fé significa colocar Cristo realmente no centro da nossa vida.

NA CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)


COMUNIDADE DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA

Cabe às dioceses e prelazias fomentar a leitura do estudo 104 da CNBB - "Comunidade de comunidades: uma nova paróquia" nas comunidades paroquiais, discutindo-o nas assembléias ou nos diferentes movimentos e grupos. O resultado dos trabalhos paroquiais pode ser apresentado nas assembléias diocesanas, a fim de se propor pistas de ação para a renovação paroquial.

A Comissão responsável pela redação do texto estará aberta a receber o fruto do trabalho dos regionais, das dioceses e prelazias, bem como sugestões para o próprio texto, que será votado na 52ª Assembléia da CNBB, em 2014. As contribuições podem ser enviadas, até o dia 15 de outubro de 2013, através do seguinte e-mail: comissaotemacentral@gmail.com

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA ATINGE SEUS OBJETIVOS

Encerrou-se no dia 18 de agosto, a Semana Nacional da Família (SNF) em paróquias e comunidades de todo o Brasil. Este ano, o tema da SNF foi “Transmissão e educação da fé cristã na família”. Dentro desse contexto, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família (CEPVF), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), preparou alguns textos de aprofundamento e reflexão para colaborar com as atividades realizadas pelas dioceses do país.

Após uma semana de intensos trabalhos em prol da família cristã, o assessor da CEPVF, padre Wladimir Porreca, avaliou que a SNF atingiu seu objetivo, e escreveu uma mensagem na qual fala da grandiosidade do evento. Na carta, o padre recorda as milhares de pessoas que participaram da SNF, e das mais diversas ações realizadas, para celebrar e refletir sobre a família cristã.(Leia a carta no site da CNBB: www.cnbb.org.br).

PAPA FRANCISCO ENVIOU UMA CARTA AO PRESIDENTE DA CNBB AGRADECENDO A ACOLHIDA NO BRASIL
O presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis, recebeu no dia de 2 de agosto uma carta do papa Francisco. No texto, o Santo Padre agradece a acolhida recebida no Brasil e, em especial, na cidade de Aparecida.
Veja a íntegra da carta:
            Querido irmão,
            Venho renovar-lhe a expressão do meu agradecimento e, através de sua pessoa, a todos quantos o mesmo seja devido nessa amada diocese, particularmente no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, pelo carinho que me receberam e tudo predispuseram da melhor maneira para que eu pudesse visitar a casa da Mãe de todos os brasileiros.
            Guardo indeléveis, na memória e no coração, as imagens daquela ativa assembléia litúrgica e da multidão festiva que na esplanada do Santuário, mesmo com frio e a chuva, quiseram acompanhar-me na minha peregrinação à Aparecida. Sem dúvidas foi também uma oportunidade para reviver as belas recordações da minha permanência no Santuário, durante a Quinta Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Confiei a Ela, Nossa Mãe, a vida de cada brasileiro, bem como pedi que fizesse arder no coração de cada sacerdote desse imenso País um zelo sempre maior por anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo.
            Peço-lhe também para que, na sua qualidade de Presidente da CNBB, se faça intérprete do meu vivo apreço e gratidão aos Bispos do Brasil, a todos os párocos, pastorais e movimentos eclesiais pelo carinho e empenho postos na preparação e realização da Jornada Mundial da Juventude. Esta foi, certamente, um evento em que o Senhor cumulou de graças a Igreja que está no Brasil. Faço votos para que as sementes que foram lançadas possam frutificar permitindo uma nova primavera para a Igreja nesta amada Nação.
            Reconhecido, retribuo todas as gentilezas recebidas, confiando a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, as dioceses e prelazias brasileiras, juntamente com os seus pastores, enquanto de coração a todos concedo uma especial Benção Apostólica e peço que, por favor, não deixem de rezar por mim.

NA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

Aconteceu em Itaici, Indaiatuba(SP) o CURSO DE ATUALIZAÇÃO TEOLÓGICA E PASTORAL DO CLERO ARQUIDIOCESANO, nos dias 5 a 8 de agosto, com o tema: “A FÉ QUE PROFESSAMOS”.

O Curso contou com a presença do Cardeal Dom Odilo Pedro Sherer, todos bispos auxiliares e 250 sacerdotes. A temática foi exposta pelo Monsenhor Antônio Luiz Catelán Ferreira e o padre Boris Agustin Nef Ulloa falou sobre a perspectiva bíblica do Credo e da Fé.

NA PARÓQUIA

Encontro de Catequese com as Crianças da Primeira Etapa
No dia 10 de agosto, conversamos com as crianças sobre o Quarto Mandamento: HONRAR PAI E MÃE e traçamos um paralelo com a história de Abraão no que diz respeito ao amor e obediência a Deus. Abraão nos provou que devemos primeiro conhecer o amor perfeito que vem de Deus para depois amarmos nossa família. (Catequistas Angélica e Ana Maria).

Sarau Agostiniano
No dia 24 de agosto, no Salão Santa Mônica, aconteceu o já tradicional Sarau Agostiniano preparado por Frei Alexandre, freis estudantes de teologia e algumas pessoas da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Muitas pessoas da paróquia apresentaram cantos e danças, entre eles, a Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta. Como pano de fundo, num telão era apresentada a vida do grande Bispo e Fundador, Santo Agostinho. Nos intervalos das apresentações foi servido aos presentes um delicioso lanche com refrigerantes. (Veja a Galeria de fotos no site da paróquia: http://www.pnslourdes.com.br/galeria.htm).



Jornal Online “A Voz de Lourdes” - Setembro 2013
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - 
Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br