A expressão
Quaresma é originária do latim, quadragesima dies (quadragésimo dia). O
adjetivo referente a este período é dito quaresmal ou, mais raro, quadragesimal
(1).
O tempo da Quaresma
inicia-se na Quarta – Feira de Cinzas até a Missa de Quinta – Feira Santa, ou
Ceia do Senhor. Por tanto, são quarenta dias que nós, fiéis católicos, temos
para fazermos um itinerário cristão de conversão para nos configurarmos a Jesus
Cristo que também foi tentado quarenta dias no deserto.
No Antigo e Novo
Testamento encontramos o simbolismo do número quarenta com que ambos
representam os momentos salientes da experiência da fé da comunidade judaica e
cristã.
Ao analisarmos o
número quarenta na Biblia e, em especial no Antigo Testamento, podemos
encontrar os seguintes significados:
Primeiro, na
história de Noé, durante o dilúvio (Gn 7, 4.12; 8, 6). Tempo transcorrido na
arca, junto com a sua família e com os animais. Após o dilúvio, passarão mais
quarenta dias antes de tocar a terra firme.
Segundo, na
narrativa referente a Moisés, é o tempo de sua permanência no monte Sinai –
quarenta dias e quarenta noites – para receber a Lei ( Ex 24, 18). Quarenta
anos dura a viagem do povo judeu do Egito para a Terra prometida (Dt 8, 2.4).
Terceiro, na
descrição do profeta Elias que leva quarenta dias para chegar ao monte Horeb,
onde se encontra com Deus ( 1 Rs 19, 8). Os cidadãos de Nínive fazem penitência
durante quarenta dias para obter o perdão de Deus ( Gn 3, 4).
Quarto, na propria
contagem dos Quarenta anos que duraram os reinados de Saul ( At 13, 21), de
Davi ( 2 Sm 5, 4-5) e de Salomão ( 1 Rs 11, 41), os três primeiros reis de
Israel.
Quinto, no livro
dos Salmos se apresentam como um simbolismo que está presente no Salmo 95, no
trecho em que se recita “Durante quarenta anos essa geração desgostou-me”. Já no Novo
Testamento, podemos encontrar os seguintes significados:
Primeiro, Jesus foi
levado por Maria e José ao Templo, quarenta dias após o seu nascimento, para
ser apresentado ao Senhor ( Lc 2, 22).
Segundo, Jesus,
antes de iniciar a sua vida pública, retira-se no deserto por quarenta dias e
quarenta noites, sem comer nem beber ( Mt 4, 2; Mc 1, 13; Lc 4, 1-2).
Terceiro, durante
quarenta dias Jesus ressuscitado instrui os seus discípulos, antes de subir ao
Céu e enviar o Espírito Santo ( At 1, 3).
Esta preparação de
quarenta dias é feita através de jejum, abstinência de carne, mortificações,
caridade e orações. “Por tanto, todos os fiéis, cada qual a seu modo, têm
obrigação de fazer penitência.
Prescreve-se, neste contexto disciplinar, que
nos dias de penitência os fiéis de modo especial se dediquem à oração,
exercitem obras de piedade e de caridade, se abneguem a si mesmos, cumprindo
mais fielmente as próprias obrigações e sobretudo observando o jejum e a
abstinência, segundo as normas do Direito Canônico” (2).
“Os fiéis são
exortados a guardarem a abstinência de carne ou de outro alimento segundo as
determinações da conferência episcopal, todas as sextas-feiras do ano, a não
ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades. Os fiéis devem
seguir o preceito da abstinência e do jejum na Quarta-feira de Cinzas e na
Sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo” (3).
Portanto, neste
tempo precioso, nós cristãos católicos, somos chamados a nos prepararmos na
comunidade para a celebração da festa pascal, onde celebraremos a ressurreição
e a vitória de Cristo depois do seu sofrimento e morte, conforme narrados nos
Evangelhos.
Frei Laércio da Cruz, OAR.
Veja mais textos sobre a Quaresma no site da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes:
http://www.pnslourdes.com.br/lit_quaresma.htm com os temas:
http://www.pnslourdes.com.br/lit_quaresma.htm com os temas:
- A Espiritualidade da Quaresma
- A Quaresma e Santo Agostinho
- O Significado da Quaresma
- Oração, Esmola e Jejum
- A Quaresma e Santo Agostinho
- O Significado da Quaresma
- Oração, Esmola e Jejum
(1) Enciclopédia
Barsa Universal (em português). 2 ed. São Paulo: Barsa Planeta, 2009. 4955 p.
18 vol. vol. 14.
(2) Igreja
Católica. Código de Direito Canônico (em português). Cân. 1249. 4 ed. Lisboa:
Conferência Episcopal Portuguesa, 1983.
(3) Ibid. Cân. 1251
Jornal Online “A Voz de Lourdes” - Março 2014
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br