quarta-feira, 5 de março de 2014

ACONTECEU NA PARÓQUIA

FESTA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES

1.    Semana de reflexão sobre Nossa Senhora

A preparação para a Festa da Padroeira contou com uma boa participação de fiéis e devotos da Virgem de Lourdes.

Durante uma semana inteira aconteceu reflexões marianas durante as Missas da noite.

2.    Quermesse

Pela primeira vez aconteceu quermesse nesta época, mas talvez por ser a primeira vez, a participação não foi a esperada.

3.    DIA DA PADROEIRA

Dia 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes, tivemos duas Missas especiais em nossa Paróquia: uma às 15:00 e outra às 20:00.

Na missa das 15:00 presidida pelo neo-sacerdote agostiniano recoleto, frei Gustavo Barbiero vários enfermos receberam a unção.

A Missa da noite foi presidida pelo bispo regional Dom Júlio Endi Akamine e, concelebrada pelo pároco Frei Egisto e outros sacerdotes.

A Igreja estava repleta de paroquianos e devotos da Virgem de Lourdes.

Ver Galeria de Fotos no site da Paróquia:

Reflexões sobre a mensagem do Papa para o XXIII Dia mundial do doente

Este ano celebramos o XXIII Dia mundial do doente sobre o tema: «Fé e caridade – “também nós devemos dar a vida pelos irmãos”» (1Jo 3, 16). Este dia, instituído pelo Papa João Paulo II na memória litúrgica da Bem-Aventurada Virgem de Lourdes, leva-nos a imitar Maria, nossa Mãe, mulher de fé, ao acolher a luz de Deus, que nos permite olhar para cada um dos nossos irmãos doentes como ela, com os olhos de Cristo. 

Nesta ocasião o Papa Francisco dirigiu à Igreja, e de modo particular às pessoas doentes e a quantos lhes prestam assistência e cuidado, uma mensagem na qual entre outras coisas, escreveu: «A Igreja reconhece em vós, queridos doentes, uma presença especial de Cristo sofredor. É assim: ao lado, aliás, dentro do nosso sofrimento está o de Jesus, que juntamente conosco carrega o peso e revela o seu sentido.

Quando o Filho de Deus subiu à cruz destruiu a solidão do sofrimento e iluminou a sua escuridão. Assim estamos diante do mistério do amor de Deus por nós, que nos infunde esperança e coragem: esperança, para que no desígnio de amor de Deus também a noite da dor se abra à luz pascal; e coragem, para enfrentar todas as adversidades na sua companhia, unidos a Ele».

Portanto, todos somos chamados a esta tarefa, mas é evidente que quantos desempenham uma profissão no âmbito da saúde não podem deixar de se sentir comprometidos a ser particularmente fiéis a esta dimensão fundamental da vocação cristã.

A Igreja, na fidelidade à própria missão de apoio aos crentes, e também através de associações católicas próprias do mundo da saúde, prodigaliza-se na cura dos sofredores, oferecendo também a necessária ajuda espiritual a quantos se dedicam ao seu serviço.

A assistência e a proximidade aos doentes é um caminho privilegiado de diálogo com todos os homens de boa vontade, além de uma ocasião única de testemunho da coerência da própria fé. 

Zygmunt Zimowski


Fonte: www.news.va



Jornal Online “A Voz de Lourdes” - Março 2014
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br