sábado, 2 de agosto de 2014

ACONTECIMENTOS NA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

Mensagem para o dia mundial do Turismo

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou no dia 11 de julho, a Mensagem para o Dia Mundial do Turismo, que será celebrado em 27 de setembro.

O título da Mensagem é “Turismo e desenvolvimento comunitário”, assinada pelo presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para Migrantes e Itinerantes, cardeal Antônio Maria Vegliò e pelo secretário, dom Joseph Kalathiparambil.

No texto, a atenção é focalizada na comunidade local, anfitriã das metas turísticas. "É essencial que os benefícios econômicos do turismo cheguem a todos os setores da sociedade local com um impacto direto sobre as famílias e, ao mesmo tempo, é necessário valer-se ao máximo nível dos recursos humanos locais. (…) Ninguém pode construir a própria prosperidade em detrimento do próximo."

“É necessário promover um turismo que se desenvolva em harmonia com a comunidade receptora, com o meio ambiente, com as suas formas tradicionais e culturais, com o seu patrimônio e com os seus estilos de vida. E, neste encontro respeitoso, a população local e os visitantes podem instaurar um diálogo produtivo que encoraje a tolerância, o respeito e a compreensão recíproca.”

Para o Pontifício Conselho, cada lugar do planeta tornou-se uma meta potencial. Por isso, o setor turístico manifesta-se como uma das opções mais viáveis e sustentáveis para reduzir o nível de pobreza das áreas mais subdesenvolvidas. “Se for promovido de maneira adequada, ele pode ser um inestimável instrumento de progresso, de criação de lugares de trabalho, de desenvolvimento de infraestruturas e de crescimento econômico.”

De fato, são cada vez mais numerosas as associações cristãs que organizam viagens de turismo responsável a regiões desfavorecidas, assim como aquelas que promovem o chamado “turismo solidário ou de voluntariado”, durante o qual as pessoas aproveitam o tempo das férias para colaborar em determinados projetos de cooperação em países menos desenvolvidos. Desenvolve-se a “pastoral da amabilidade”, que permite acolher com espírito de abertura e de fraternidade, mostrando o rosto de uma comunidade viva e hospitaleira.

Estas propostas pastorais, lê-se ainda na mensagem para o Dia Mundial do Turismo, são cada vez mais significativas, particularmente num período em que aumenta um tipo de “turista vivencial”, que procura instaurar vínculos com a população local e deseja sentir-se membro da comunidade anfitriã, participando na sua vida quotidiana, valorizando o encontro e o diálogo.
“Por isso, consciente de que a sua missão primordial é a evangelização, a Igreja quer oferecer a sua colaboração muitas vezes humilde, para responder às situações concretas dos povos, de maneira especial dos mais necessitados."


INTERVENÇÃO CATÓLICA – UMA IGREJA EM SAÍDA

"Saiamos, saiamos para oferecer a todos a vida de Cristo!" (Evangelii Gaudium, 49). Essas palavras do papa Francisco motivaram movimentos e novas comunidades, ministérios e grupos de jovens da Arquidiocese de São Paulo a saírem pelas ruas da cidade com a iniciativa “Intervenção Católica – Uma Igreja em saída”, uma missão de evangelização permanente e itinerante na cidade de São Paulo.

“A Intervenção Católica é uma ação evangelizadora que está aqui para, em comunhão com a Igreja, ‘ser testemunha de Jesus Cristo e do Evangelho do Reino de Deus na grande cidade de São Paulo’ (11º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo)”, afirmam Regy e Vanuza Velasco, fundadores da Comunidade Anjos da Vida e coordenadores da Intervenção.

Intervenção Católica na Copa

As primeiras Intervenções ocorreram nos últimos dias 8, no evento Fifa Fan Fest no Vale do Anhangabaú, centro, e 9, nas proximidades da Arena Corinthians. Através da arte, pregação e abordagem pessoal, os missionários levaram Boa Nova de Jesus Cristo a brasileiros, alemães, argentinos, holandeses e a todos que passaram pela missão.

Participaram e colaboraram com a Intervenção Católica o Grupo Jovens Sarados, Comunidade Anjos da Vida, Comunidade Aliança de Misericórdia, Comunidade Shalom, Banda Five Dons, Ministério de Artes Cristo Libertador, Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC) e outros.

A missão continuará a ocorrer durante todo o ano, cada mês em uma estação do metrô, universidade e locais de grande concentração pública. E todos estão convidados a participar. “A Intervenção Católica é uma missão que pertence a toda a Igreja. Conscientes de nossa pequenez, contamos com a força valiosa de nossos irmãos na Fé”, reforçam os coordenadores.



Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Agosto 2014
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP

Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br