segunda-feira, 2 de março de 2015

REFLETINDO COM SANTO AGOSTINHO


1-   A soberba gera divisão. A Caridade, comunhão. (Serm. 46,18).

2-   Nosso pão é a Palavra de Deus. Esforcemo-nos por acolhê-la para não acontecer de sofrermos a fome dela. (Com. Sl. 32.2.2).

3- A graça de Deus não somente nos faz conhecer o que devemos fazer, mas também fazer o que conhecemos; não somente crer no que devemos amar, mas também amar o que cremos. (O Combate cristão 12,13).

4-   Quando a alma abandona o corpo, acontece a morte física. Quando a alma abandona a Deus, dá-se a morte espiritual. (Serm.173,2,2).

5-   A penitência tem valor quando o arrependimento é voluntário. (Serm. 22,6,6),

6-   O pecado é motivo de tua tristeza. Deixaque a santidade seja o motivo de tua alegria. (Com. Sl. 42,3).

7-  Na realidade só tem dinheiro quem sabe usá-lo. Quem não sabe usá-lo, em vez de possuir o dinheiro é possuído por ele. (Com. Sl 123,2).

8-  Estamos a caminho da unidade tendo como ponto de partida a diversidade. O amor deve reunir-nos para alcançar a unidade e não cair na dispersão da pluralidade. (Serm. 284,4).

9-   A verdadeira unidade entre irmãos se criam se reforça e se protege pela comunhão no amor. (Com. Ev. Jo 32,7).

10-  Não estranhes que certas pessoas queiram tirar o bom nome dos servos de Deus. Assim fazem porque não podem tirar-lhes as virtudes. (Carta 77).

11-  Não creias que, por suportar os outros, és melhor que eles. Por acaso o cavalo é melhor que o cavaleiro? (Com. Sl. 90,2,8).

12- Deus criador de todas as coisas, dá-me primeiro a graça de bem suplicar, depois faze-me digno de ser ouvido e, por último, liberta-me. (Sol. 1,15,270.

13-  Ser cristão não é conquistar Cristo, mas deixar-se conquistar por ele. Deixe que Ele conquiste em ti, que Ele conquiste para ti, que Ele te conquiste. ( Com. Sl. 149,10).

14-  Um cristão é um homem renascido pela fé para começar a possuir pela esperança o que um dia há de gozar em plenitude pela caridade. (Contra Fausto 11,8),

15-  Faze o que podes. Deus não te pede mais. (Serm. 128,10,12).


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Março 2015
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br