A Vocação dos Eleitos
Procuremos
entender a vocação própria dos eleitos, os quais não são eleitos porque creram,
mas são eleitos para que cheguem a crer. O próprio Senhor revela a existência
desta classe de vocação ao dizer: Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu
que vos escolhi (Jo 15: 16). Pois, se fossem eleitos porque creram, tê-lo-iam
escolhido antes ao crer nele e assim merecerem ser eleitos. Evita, porém, esta
interpretação aquele que diz: Não fostes vós que me escolhestes.
Não há
dúvida que eles também o escolheram, quando nele acreditaram. Daí o ter ele
dito: Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi, não porque
não o escolheram para ser escolhidos, mas para que o escolhessem, ele os
escolheu. Isso porque a misericórdia se lhes antecipou (Sl 53:11) segundo a graça,
não segundo uma dívida. Portanto, retirou-os do mundo quando ele vivia no
mundo, mas já eram eleitos em si mesmos antes da criação do mundo.
Esta é
a imutável verdade da predestinação da graça. Pois, o que quis dizer o
Apóstolo: Nele ele nos escolheu antes da fundação do mundo?(Ef 1:4). Com
efeito, se de fato está escrito que Deus soube de antemão os que haveriam de
crer, e não que os haveria de fazer que cressem, o Filho fala contra esta
presciência ao dizer: Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos
escolhi. Isto daria a entender que Deus sabia de antemão que eles o escolheriam
para merecerem ser escolhidos por ele.
Consequentemente,
foram escolhidos antes da criação do mundo mediante a predestinação na qual
Deus sabia de antemão todas as suas futuras obras, mas são retirados do mundo
com a vocação com que Deus cumpriu o que predestinou. Pois, o que predestinou,
também os chamou com a vocação segundo seu desígnio. Chamou os que predestinou
e não a outros; predestinou os que chamou, justificou e glorificou (Rm 8:30) e
não a outros com a consecução daquele fim que não tem fim.
Portanto,
Deus escolheu os crentes, mas para que o sejam e não porque já o eram. Diz o
apóstolo Tiago: Não escolheu Deus os pobres em bens deste mundo para serem
ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam? (Tg 2:5).
Portanto, ao escolher, fá-los ricos na fé, assim como herdeiros do Reino. Pois,
com razão, se diz que Deus escolheu nos que crêem aquilo pelo qual os escolheu
para neles realizá-lo.
Pergunto: quem ouvir o
Senhor, que diz: Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi,
terá atrevimento de dizer que os homens têm fé para ser escolhidos, quando a
verdade é que são escolhidos para crer? A não ser que se ponham contra a
sentença da Verdade e digam que escolheram antes a Cristo aqueles aos quais ele
disse: Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi.
Fonte: A GRAÇA II, Editora
PAULUS.
Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Agosto de 2016
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