sábado, 6 de agosto de 2016

RETIRO DA PROVÍNCIA SANTA RITA DE CÁSSIA

O Retiro Anual da Província Santa Rita de Cássia aconteceu do dia 04 ao dia 08 de julho de 2016. Os frades chegaram no dia 03 (domingo) à noite e o retorno começou a partir do dia 09 (sábado) de manhã. O Centro de Convivência Nossa Senhora do Bom Conselho, da Congregação das Irmãs Agostinianas Missionárias-AM, em Jundiaí-SP, acolheu os frades para o retiro de 05 dias.

Frei Edwin Sánchez Vásquez, agostiniano recoleto da Província São José, é o pregador de nosso retiro. Atualmente ele mora em Lima, Peru, onde serve como formador. Frei Edwin viveu um tempo no Brasil e trabalhou na Província quando ela estava presente em Itaúna, MG.

Participantes do Retiro: Frei Edwin Sánchez Vásquez, frei José Luiz Gonzaga, frei Romualdo Martinucci, frei João Constantino Junqueira Netto, frei Enéas Berilli, frei Pedro Olavo Queroz Macedo, frei Antonio Benedito Stefani, frei Nicolás Pérez-Aradros Rubio, frei Egisto Cansian, frei José Roberto Mason, frei Ademir João Garcia, frei Raimundo Nonato de Oliveira, frei Mário Aparecido, frei Silvestre Brunoro, frei Antonio Leopoldo Sarroche Filho, frei Celso Moreira Júnior, frei Afonso de Carvalho Garcia, frei Alcimar Fioresi, frei Marcus Vinicius Dorrigo Leite, frei Ademildo Gomes, frei José Carlos Jacinto Barboza, frei José Alexandre de Matos, frei Wagno Broedel Palma, frei Jonas Gusson, frei Edmilson Vidal, frei Didier Esperidião Neto, frei Hélton Pimenta Fernandes, frei Wesley Silva Rosa, frei Evandro Antônio Ferreira da Silva, frei Agostinho Morosini, frei Ricardo Alberto Dias, frei André Pereira de Arruda, frei Gustavo Barbiero Mello, frei Rodolfo Werneck Pereira, frei Sérgio Sambl, frei Clébson de Souza Rodrigues, frei Fernando Mazer da Silva, frei Rhuam Ferreira Rodrigues de Almeida, frei Sidney Pereira, frei Pedro Santos da Silva.

Frei Edwin veio do Perú especialmente para pregar o retiro. Os outros frades são provenientes de todas as nossas comunidades no Brasil, vindos das seguintes cidades: Ribeirão Preto, SP; Franca, SP; Igarapava, SP; São Paulo, Capital; Rio de Janeiro, Capital; Vitória, ES; Cachoeiro de Itapemirim, ES; Castelo, ES; e Muqui, ES.

Frei Edwin foi muito dinâmico e variado em suas exposições e, com seu marcado bom humor, soube partilhar e expor os temas de forma profunda, interessante e metodologicamente atraente. Ele tocou em desdobramentos do discernimento em reflexões, entre outras, tais como as tomadas importantes de decisão na vida do consagrado, o que vem a ser o mais importante na vida de um frade, os remédios espirituais (humildade, cruz, oração) necessários para o discernimento sob a orientação de Deus, a complexidade da vida, a necessidade das constantes conversões e confissões para o bom discernimento, e a Palavra de Deus que é luz para discernir santamente.

Todos os momentos foram oportunidades de viver o retiro, meditar sobre o discernimento e reforçar os laços de fraternidade: nos momentos de oração, nas refeições, nas exposições dos temas, nos trabalhos em equipe, no recreio, na partilha da meditação, nos momentos de silêncio. O ponto alto de cada dia foi a celebração da eucaristia, que na sexta-feira foi celebrada em conjunto com os frades recoletos no retiro e as irmãs agostinianas missionárias que passavam na casa tendo uma semana de formação permanente. Todos os dias o encontro com Jesus Eucarístico na exposição do Santíssimo aprofundou a meditação dos temas abordados.

Os exercícios espirituais de 2016 estão inseridos no processo de revitalização da Ordem e têm seu convite na Carta de São Paulo aos Romanos: “Pergunta ao Teu Coração o que é Discernir” (Rm 12, 1-2.9-13), com seus desdobramentos em Santo Agostinho.

O Pregador do Retiro: Frei Edwin Sanchez Vasquez, OAR.


Crédito do texto e fotos: Frei Mason.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Agosto de 2016
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário