sábado, 5 de novembro de 2016

Papa explica a perspectiva cristã da morte



Sobre a temática, o Papa elencou dois aspectos: morrer e ressurgir em Cristo. Concentrando-se no primeiro, ele explicou que há um modo enganado de ver a morte, especialmente quando ela atinge as pessoas próximas ao homem. Trata-se, neste caso, de encarar a morte como o fim de tudo, de forma que ela se torna uma ameaça.
Esta concepção de morte, segundo explicou, é típica do pensamento ateu, que interpreta a existência como um encontrar-se casualmente no mundo, caminhando para o nada. O Papa lembrou que há também o ateísmo prático, que vive somente para os próprios interesses e para as coisas terrenas. “Se nos deixamos levar por essa visão enganada da morte, não teremos outra escolha senão ocultar a morte, negá-la ou banalizá-la para que não nos cause medo”.
Falando da visão cristã da morte, Francisco destacou que, mesmo nos momentos de dor pela perda de alguém, sai do coração a convicção de que não pode estar tudo terminado. “Há um instinto dentro de nós que nos diz que a nossa vida não termina com a morte”.
O Santo Padre explicou que esta sede de vida encontra a sua resposta real na Ressurreição de Cristo. Desta forma, uma vida unida a Ele torna o homem capaz de enfrentar a morte com serenidade e esperança.
Outro ponto ressaltado pelo Pontífice foi de que a vida, neste mundo, nos foi dada também como preparação para a outra vida com o Pai Celeste. O caminho, então, é estar próximo a
Jesus; isso pode ser feito por meio da oração, dos sacramentos e também da prática da caridade.
“Quem pratica a misericórdia não teme a morte. (…) Se abrirmos a porta da nossa vida e do nosso coração aos irmãos mais pequeninos, então também a nossa morte se tornará uma porta que nos introduzirá no céu”.

Acesse também NOVEMBRO: MÊS DE TODOS OS SANTOS E HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS: www.pnslourdes.com.br/lit_todos_santos_htm , e,


”A MORTE NÃO É NADA” (Santo Agostinho): www.pnslourdes.com.br/lit_todos_santos-3htm


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Novembro de 2016
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário