sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

CATEQUESE

DINÂMICA DE ACOLHIDA!

Por Imaculada Cintra- Franca-SP


FIM de férias... Hora de voltar! Reiniciamos nossos encontros nessa semana, sentimos saudades, mas as férias não deixam de ser um período de "esfriamento", tanto por parte dos catequistas, quanto dos catequizandos. Para que se sintam acolhidos e amados, podemos usar de uma dinâmica, claro que depois de um abraço caloroso. A dinâmica que coloco a seguir é bem conhecida e fácil de se fazer, porém muito gostosa para quebrar o gelo pós férias.

Aqui na minha paróquia, toda segunda feira, os catequistas da etapa da Eucaristia, se reúnem para prepararem os encontros. Temos a orientação de uma pedagoga e cada catequista contribui com suas experiências. São momentos de formações, proximidade, partilha, enriquecimento. Parabenizo à Dalva e a Maria José por essa iniciativa. Tem tido uma participação boa por parte dos catequistas.   Essa dinâmica foi realizada com os catequistas, disponibilizo para vocês.


Depois da acolhida, de abraçados e beijados, o catequista faz  a leitura que se segue, orientando que em algumas palavras chaves: PAZ, AMOR, SORRISO, o catequizando deverá se expressar de formas diferentes. Ao ouvir a palavra PAZ, deve-se dar um aperto de mão em um amigo, não poderá repetir.

Ao ouvir a palavra AMOR, deve bater três palmas e ao ouvir a palavra SORRISO, dar uma gargalhada bem gostosa. Leia pausadamente e exija disciplina.

Era uma vez uma pessoa chamada Amor. Aquela pessoa chamada Amor sonhava sempre com a paz. Certo dia, descobriu que a vida só teria sentido quando ele encontrasse a paz. Foi exatamente naquele dia que o Amor saiu a procura da paz. Chegou ao local onde ia todos os dias e encontrou os seus amigos com um sorriso nos lábios.

Então, Amor começou a perceber que o sorriso dos amigos comunicava a paz. Percebeu que a paz existe no íntimo de cada pessoa e, para vê-la basta aprender a dar um sorriso. No mesmo instante seus amigos perguntaram juntos: Amor, ó Amor! Você sabe onde está a paz? Ao que ele respondeu: -Sim, encontrei a paz. Ela existe dentro de cada um de nós. Basta sabermos dar um sorriso. Então todos os que têm Amor tragam agora a paz e o sorriso para cá. E agora todos ouçam cada um dizer Bem-vindo!

Ao ouvir paz-aperto de mão.   Amor-bater palmas 3 vezes. Sorriso-dar uma gargalhada.




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Fevereiro de 2019
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br