sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

NOTÍCIAS DA IGREJA: ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

Arquidiocese de São Paulo festeja padroeiro e aniversário da cidade

Na celebração da Festa da Conversão de São Paulo, na Catedral da Sé, também foram comemorados os 465 anos de fundação da capital paulista.


A Arquidiocese de São Paulo celebrou solenemente seu padroeiro no dia 25, Festa da Conversão de São Paulo Apóstolo. Na Catedral da Sé, houve uma missa solene presidida por Dom Sergio de Deus Borges, Bispo Auxiliar de São Paulo, que representou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, que está participando da Jornada Mundial da Juventude, no Panamá, com o Papa Francisco.

Nesta data, em que a cidade de São Paulo festeja seu 465º aniversário, também se comemoram os 65 anos de inauguração da Catedral da Sé. Participaram da Eucaristia autoridades civis e militares, dentre as quais, o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e o Coronel Marcelo Vieira Sales, Comandante Geral da Polícia Militar, que representou o governador do Estado de São Paulo, João Doria.  Também estiveram presentes representantes de diferentes tradições religiosas. 

Após à missa, houve um concerto com a Orquestra do Grupo Pão de Açúcar, seguido da 13ª edição do Brunch da Catedral, que homenageou as influências italiana e japonesa na cultura e culinária paulistanas.


Papa Francisco nomeia novo bispo auxiliar para a Arquidiocese de São Paulo


Nas últimas três décadas, o Monsenhor José Benedito Cardoso, 57, atuou como Pároco da Paróquia São Roque, entre outras funções eclesiásticas desempenhadas na Diocese de Itapetininga (SP). Agora, ele terá uma nova missão: ser Bispo Auxiliar na Arquidiocese de São Paulo, função para a qual foi nomeado pelo Papa Francisco, na manhã da quarta-feira, 23.

“Estou muito feliz com essa missão que foi confiada a mim. É uma novidade. Estou na mesma paróquia há 31 anos, então a reação das pessoas é de surpresa, talvez de tristeza pela saída do padre. É uma situação nova”, afirmou em entrevista à rádio 9 de julho.

ORIGENS E FORMAÇÃO 

Natural de Angatuba (SP), cidade localizada região de Sorocaba, Monsenhor José Benedito Cardoso foi ordenado sacerdote em 1986. Atuou inicialmente nas Paróquias Bom Jesus, em Lambari (SP), e Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga, até assumir como Pároco da Paróquia São Roque, em 1988, onde permanece até hoje.

Formado em Filosofia e Teologia, tem mestrado em Direito Canônico pelo Instituto Dr. Pe. Giuseppe Benito Pegoraro (atual Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo), na Capital Paulista. Em Itapetininga, antes da nomeação ao episcopado, desempenhava as funções de Vigário Geral e Presidente do Tribunal Eclesiástico.




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Fevereiro de 2019
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br