quinta-feira, 1 de agosto de 2019

O TRABALHO VOCACIONAL

NA PROVÍNCIA SANTO TOMÁS DE VILANOVA NO BRASIL


A Vocação é um chamado de Deus e, portanto, um dom, porém sempre há um referencial humano. A opção vocacional deve ser feita “com os pés no chão”, tendo em conta as lembranças da vida, as dúvidas, os esforços e lutas. As opções vocacionais devem ser tomadas dentro de um contexto de amadurecimento.

Estamos diante de uma sociedade que apresenta aos jovens propostas que podem ser enganadoras. Faltam modelos de referência para os mesmos, pois o consumismo e o materialismo centralizam a mentalidade atual; com isso, não cabe no coração da juventude o compromisso e a estabilidade.

Os jovens (e os adultos imaturos) vivem em constantes crises de identidade por não quererem assumir as tensões, os riscos e as renúncias de sua própria identidade. Toda a vocação é uma “realidade de mistério”, pois não sabemos o que o futuro nos apresentará; porém é necessário assumir uma identidade, pois não se pode anular o “eu” por causa do temor ao futuro desconhecido.

Diante de toda essa realidade, a Província Santo Tomás de Vilanova no Brasil tem realizado um lindo trabalho de acompanhamento com os jovens que sentem uma certa inquietação vocacional nos colégios, paróquias, missões e demais ministérios onde estamos presentes.

A motivação principal dos promotores vocacionais é ajudar os jovens em seu processo de discernimento vocacional. Não é a preocupação primária se eles irão entrar ou não no Seminário para serem religiosos, mas sim ajudá-los a descobrir qual é o chamado que Deus está lhes fazendo para a vida, numa vocação específica.

O universo de escolhas para os jovens de hoje é gigantesco; basta saber dar a resposta diante do plano que Deus Pai tem para todos. 

Gostaríamos de dizer aos jovens que se por acaso já sentiram ou sentem uma inquietação vocacional busquem os promotores vocacionais que irão lhe ajudar com diversas ferramentas em suas dúvidas, para assim, lhe ajudar a descobrir a que Deus lhe chama e dar a resposta generosa.

Atualmente são três promotores vocacionais no Brasil: Frei André Pereira, Frei Gustavo Barbiero e Frei Rhuam Ferreira.

Numa só alma e num só coração dirigidos para Deus,
Promotores Vocacionais do Brasil.

DADOS PARA CONTATO:
WhatsApp (Região Sudeste): (16) 99741-8933
WhatsApp (Região Norte): (91) 98118-8662
E-mail: vocacional.br@satovi.org



Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Julho de 2019
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br