sexta-feira, 2 de maio de 2014

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

1. Milhares de fiéis celebraram, na Catedral da Sé, a Canonização de São José de Anchieta

Milhares de fieis lotaram no dia 6 de abril, a Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé), na Missa Solene em Ação de Graças pela Canonização de São José Anchieta, presidida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, concelebrada por Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito, pelos bispos auxiliares, e pelo Clero presente na Catedral. O Papa Francisco proclamou Santo o “Apóstolo do Brasil”, por meio da assinatura de um decreto, no dia 3, em Roma.

Na Catedral da Sé também estavam autoridades militares e civis entre eles Geraldo Alckmin, Governador de São Paulo; Fernando Haddad, Prefeito; Senador Eduardo Suplicy; o Deputado Federal Gabriel Chalita; além de José Renato Nalini, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado; e Ana Maria Marques Cintra, Reitora da PUC-SP.

Dom Odilo disse que todos são encorajados a imitar o exemplo de São José de Anchieta, e a crer que a santidade não está fora do alcance, a qual, em última análise, se expressa na profunda sintonia e comunhão com Deus. “Peçamos a Deus que nos dê a graça de olhar para São José de Anchieta, e aprender dEle, as lições que ele nos ensina para os nossos dias e ter nele um companheiro, alguém que está ao nosso lado, também como um santo.

Mieczyslaw Smyda, Provincial da Província Centro-Leste do Brasil, da Companhia de Jesus, falou sobre a vida e obra de Anchieta, destacando os 44 anos de sua dedicação na missão evangelizadora dos Jesuítas no Brasil. “A convivência com os pobres, o diálogo evangelizador e a catequese, foram grandes marcas deste nosso ‘Apóstolo do Brasil’. Ele aprendeu a servir aos diferentes e mais necessitados não pela imposição, mas pela atração e convencimento. Como vela, que se consome para irradiar a luz, calor e vida, assim se esvaziou a vida desse nosso Santo, em nossas terras”.

Haddad externou o orgulho que todos os paulistanos sentem pela Canonização de Anchieta e elogiou a vida do novo Santo do Brasil. “Anchieta deixou um legado no plano da cultura, da ética e do respeito à diversidade, que precisa ser resgatado”.

Alckmin afirmou que Anchieta é exemplo de humildade, amor ao próximo, fé, e de trabalho missionário não apenas para os Católicos, mas a todos de boa vontade. “Que São José de Anchieta derrame suas bênçãos entre nós”.

Acompanhados por dois Jesuítas, quatro membros de duas comunidades na Arquidiocese de São Paulo (uma na Região Episcopal Belém e outra na região Episcopal Ipiranga), as quais têm São José de Anchieta como padroeiro, colocaram arranjos de flores junto à relíquia, que estava próximo ao presbitério da Catedral. O arcebispo participou do ato acendendo o Círio Pascal, que lembra o Cristo ressuscitado. Durante a colocação das flores, Agnaldo Rayol cantou a Ave Maria de Gounod.

São José de Anchieta nasceu em 1534, na Ilha de Tenerife, Arquipélago das Canárias, Espanha. Beatriz Martínez González e Carlos Rojas, do Centro Canários Brasil Núcleo São Paulo, onde imigrantes canários e seu descendentes são acolhidos na cidade de São Paulo, há 25 anos, disseram na Catedral da Sé, ao site da Arquidiocese de São Paulo, que estão felizes pela Canonização de Anchieta. “É uma benção para todos nós, pois ele é muito importante para o povo das Canárias e para o povo brasileiro”.



2. Assembleia geral da CNBB

Dia 30 de maio iniciará a Assembleia geral anual da CNBB, em Aparecida. E o tema principal será o da “Paróquia, Comunidade de Comunidades”.



Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Maio 2014
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP

Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br