terça-feira, 8 de setembro de 2015

CONHECENDO NOSSOS PAROQUIANOS


Nossos paroquianos deste mês são a singeleza em pessoa, que casal mais lindo e fofo, tem uma história muito bonita de luta e que família maravilhosa!

Luiz Lopes de Almeida, conhecido por nós como “seu” Luiz, já mencionado no mês de junho neste quadro, é casado com dona Silvanda Batista de Almeida há 29 anos.

O início da história deles nos remete ao começo dos anos 80, lá na pacata cidade de Surubim, Pernambuco. Luíz veio de lá ainda bem jovem com um amigo para trabalhar e foi morar em Pinheiros. Muito religioso, um dia teve um sonho na qual ele conhecia uma moça com as descrições de Silvanda e que se casaria com ela. O ano era 1981.

Certo dia sua irmã mais nova, Rosa lhe enviou uma foto do desfile de sete de setembro ocorrida em sua cidade, e logo ele viu a moça de seu sonho na foto, Silvanda! No final do mesmo ano ele foi para Surubim passar férias, estava com 21 anos e ela com 15. Foi conversar com ela, que nessa época pouco lhe deu bola, pois estava focada em seus estudos. Ele então voltou para seguir seu trabalho aqui e dois anos depois retornou para convencê-la, quando já tinha terminado os estudos. Ela se convenceu com o amor que já dominava seu coração e também pela fé: sempre que rezava e conversava com Deus, lia os salmos 90 e 120; pedia a Deus um homem que fosse honesto, religioso e sem vícios. Ao narrar esse momento “seu” Luiz foi tomado por grande emoção e acarinhado por sua esposa, o que nos mostra o quanto esse amor foi marcante desde o início.

Eles se casaram em Surubim no dia 22/12/1981. No início do ano seguinte vieram para São Paulo começar sua vida em comum e se estabeleceram em Osasco, passando a frequentar a Paróquia São José Operário. Nasceram seus filhos Moisés (29 anos), Rafael (27 anos) e Magda, hoje com 21 anos. Os rapazes já são casados, Moisés é pai de Alice (4 anos), e Rafael é pai de Gabriel (11 meses). Magda está terminando a faculdade de administração de empresas.

Sempre educaram os filhos na Igreja, frequentaram a paróquia de Osasco onde fizeram a primeira comunhão e crisma. Luiz sempre foi muito ligado e atuante na Renovação Carismática Católica, onde está há mais ou menos 28 anos. Incentivado pelo padre da comunidade de Osasco, o padre Léo, foi conhecer e estudar mais sobre a religião, fez Teologia para leigos de 1995 a 1998 e mais um ano de filosofia. Tem como santo de devoção São Vicente de Paulo, é vicentino e faz de tudo para ajudar os mais necessitados.

Há dez anos se mudaram para a Avenida Imperatriz Leopoldina, onde começaram a frequentar nossa paróquia que Luiz já conhecia, pois quando era solteiro frequentou nossas quermesses no final da década de 1970. Magda fez a primeira comunhão com sua amiga Cidinha, foi coroinha e sempre nos ajuda na paróquia. Silvanda é voluntária no Sopão às segundas feiras. Na época da quermesse o casal pode ser visto trabalhando na barraca do vinho quente e da batata frita. Luiz trabalhou na Diocese por oito anos no ministério de cura e libertação, e coordena o grupo de oração que se reúne às quartas feiras, às 20:00.  Convida todos que queiram fazer uma experiência mais profunda com Deus a participarem com a gente!

Aproveita para convidar também para a “Semana da Fé”, que se realizará entre os dias 14 e 19 de setembro, sempre às 20h00, depois da missa. A cada noite um convidado para apresentar e discutir a reflexão. O tema de aprofundamento e meditação será Tiago 2,14-26. “Meus irmãos, o que adianta alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Poderá a fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã não tiverem o que vestir e precisarem do alimento de cada dia, e alguém de vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos”, mas não lhes der o necessário para o corpo, o que adiantaria?”

Venham e tragam sua família!

Sobre o significado da paróquia em suas vidas, os dois afirmam que a comunidade é muito importante para a família de todos que a frequentam; estão muito felizes com o trabalho do Frei Egisto à frente da paróquia, que sempre que pediram sua ajuda em algum trabalho para o atendimento aos paroquianos, foram atendidos e bem recebidos. Todo o trabalho em prol da comunidade e pelos menos necessitados que a frequentam, como o sopão, por exemplo, são prova de seu incansável trabalho como pároco, nosso muito obrigado!

Mensagem de fé do casal aos paroquianos leitores:

As pessoas precisam se amar mais, desprender-se do egoísmo de si mesmas, olhar mais para o outro, ajudar, viver o amor que Jesus nos pede e sem esperar retorno!

Nós ficamos felizes por ter conhecido um pouco mais dessa belíssima história familiar, e agradecemos todo o empenho no trabalho realizado para nossa comunidade.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Setembro 2015
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br