terça-feira, 8 de setembro de 2015

NOTÍCIAS DA IGREJA: ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

REGIÃO EPISCOPAL LAPA

Projeto exibe “Irmã Dulce” na Vila Leopoldina

Evento aconteceu no dia 14 de agosto

Um exemplo de vida foi a história de Irmã Dulce, beata indicada ao Nobel da Paz e chamada em vida de “Anjo Bom da Bahia”. Sua dedicação abnegada aos necessitados, doentes e miseráveis fez dela uma mulher que inspirou a bondade em muitas pessoas. Em nome do amor, Irmã Dulce chegou a atravessar Salvador de madrugada para amparar um menino de rua ou de pedir dinheiro a políticos em pleno palanque. Ela também enfrentou o machismo e os dogmas da igreja, além de uma doença respiratória, tudo em prol da construção de sua obra social.
No dia 14 de agosto sua vida que se tornou longa-metragem exibida às 19h no salão de festas da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Vila Leopoldina. A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes fica na Rua Brentano, 437, Vila Hamburguesa. A exibição do filme foi gratuita.
A realização foi do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e apoio da TVT e do Cine B.
Aconteceu em Itaici o APROFUNDAMENTO DO CLERO.

Mais de 250 padres trataram sobre a Pastoral Urbana durante 13ª edição do Curso de Aprofundamento Teológico e Pastoral do Clero da Arquidiocese de São Paulo, que aconteceu em Itaici (SP), entre os dias 3 e 6 de agosto. Com o tema “Deus na cidade”, o encontro foi assessorado pelo padre argentino Carlos Maria Galli, autor do livro “Deus vive na cidade” e professor da Universidade Católica de Buenos Aires.

Na Região Episcopal Lapa está acontecendo o CURSO DE TEOLOGIA PARA AGENTES DE PASTORAL
Leiga consagrada há 41 anos, Ruth Maria encerra suas atividades no Secretariado Arquidiocesano de Pastoral após 30 anos de trabalho.
Os colaboradores da Cúria Metropolitana de São Paulo participaram de uma missa em ação de graças pelos trabalhos da leiga consagrada da Arquidiocese, Ruth Maria de Carvalho, que nos últimos 30 anos atuou no Secretariado Arquidiocesano de Pastoral.
A celebração foi presidida pelo arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer e concelebrada por Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar da Arquidiocese e vigário episcopal para a Educação e a Universidade, além dos padres Zacarias Paiva, coordenador da Cúria, Tarcísio Mesquita, coordenador arquidiocesano de Pastoral, José Enes de Jesus, coordenador de Pastoral na Região Sé e Pedro Ciola de Almeida, secretário do Arcebispo.
Dom Odilo agradeceu à Ruth pelo empenho e dedicação com ele e seus antecessores, os cardeais Cláudio Hummes e Paulo Evaristo Arns. Ele também lhe desejou o descanso merecido após esses anos de missão, mas reiterou o pedido de que continue rezando pela Igreja de São Paulo.  

Consagrada na Arquidiocese há 41 anos, Ruth Maria agradeceu a todos pelo carinho e amizade nesses anos todos e manifestou seu incondicional amor pela Igreja, especialmente a de São Paulo. “Eu morro por esta Igreja”, afirmou emocionada, pedindo aos que continuam trabalhando na Cúria que não deixe de amar a Igreja.  “Vale a pena dar a vida pela Igreja nesta Cúria”, acrescentou.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Setembro 2015
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br