quarta-feira, 4 de maio de 2016

PALAVRA DO PÁROCO

Comunicação e Misericórdia, um encontro fecundo para todos os Cristãos

Caros paroquianos, estamos iniciando o mês de Maio que nos traz de modo muito particular Maria, Mães e Santa Rita. Coincidentemente, neste ano, teremos também Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade e Corpus Christi. Dessa forma será um mês muito especial para todos nós, Cristãos.

Todo ano, entre a Ascensão e Pentecostes a Igreja celebra a semana de Unidade dos Cristãos que neste ano terá como tema: Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor (Cf. 1 Pedro 2,9). Podemos rezar juntos: “Senhor Jesus, que oraste para que sejamos todos um, te pedimos que nos concedas o dom da unidade tal como Tu a queres, pelos meios que Tu queres. Que teu Espírito nos dê experimentar o sofrimento da separação, de ver nosso pecado e de esperar além de toda esperança”. Amém.

No domingo que antecede a festa de Pentecostes a Igreja celebra o dia das Comunicações Sociais. A escolha do tema deste ano -“Comunicação e misericórdia, um encontro fecundo” - o 50º Dia das Comunicações Sociais, foi determinada pelo Jubileu extraordinário da Misericórdia e sem dúvida, o Santo Padre almejou que o Dia Mundial das Comunicações Sociais, oferecesse uma ocasião propícia para refletir sobre as sinergias profundas entre comunicação e misericórdia.

Na Bula de proclamação do Ano Jubilar, no número 12, o Papa afirma que “a Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, que por meio dela deve chegar ao coração e à mente de cada pessoa”. Ainda no mesmo número, o Papa acrescenta que “a sua linguagem e os seus gestos, para penetrarem no coração das pessoas e desafiá-las a encontrar novamente a estrada para regressar ao Pai, devem irradiar misericórdia”.

É oportuno recordar, a este propósito, que nos situamos no contexto de uma comunicação que é lugar privilegiado para a promoção da cultura do encontro. O Papa nesta ocasião se refere à linguagem e aos gestos da Igreja, mas na perspectiva indicada, cada homem e mulher de hoje, na própria comunicação, no ir ao encontro do outro ou da outra, devem ser animados por uma profunda dimensão de acolhimento, de disponibilidade, de perdão.

Aproveitando, lembramos que em nossa Paróquia poderemos participar durante este mês de vários eventos: no dia 01 de maio vamos à Aparecida buscar a imagem peregrina que passará em nossa Arquidiocese. No dia 02 teremos o terço dos homens e no dia 03 a reunião do CPP. No dia 06, a primeira sexta-feira do mês, teremos o dia de Adoração ao Santíssimo Sacramento das 9h às 19h. No dia 14 a partir das 19h30 celebraremos a Vigília de Pentecostes. Do dia 19 ao dia 21 teremos o tríduo em Louvor à Santa Rita de Cássia e no dia 22, domingo da Santíssima Trindade, celebraremos às 15h a Missa em Louvor à Santa Rita com Benção das rosas e logo após chá de Santa Rita. Finalizaremos o mês com uma celebração mariana coroando Maria no dia 31 de maio.

TODOS ESTÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR.

Que Nossa Senhora de Lourdes proteja e acompanhe a todos!


Frei Alcimar Fioresi, OAR.

Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Maio de 2016
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br