sexta-feira, 9 de setembro de 2016

A PALAVRA DO PÁROCO

Praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar com Deus

“Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho!” (Salmo 119,105)

Queridos irmãos e irmãs paroquianos! Criado na década de 1970, com a finalidade de instruir os fiéis sobre a Palavra de Deus, o Mês da Bíblia é celebrado, no Brasil, em setembro. O Mês da Bíblia na Igreja no Brasil tornou-se espaço de vivência e experiência de fé nas paróquias. Com o tema “Para que n´Ele nossos povos tenham vida” e o lema “Praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar com Deus”, o Mês da Bíblia 2016 traz como proposta de estudo o livro do profeta Miqueias.

A Bíblia é hoje o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e que está em quase todas as casas. Serve de “alimento espiritual” para a Igreja e para as pessoas e ajuda o povo de Deus na sua caminhada em busca de construir um mundo melhor. Na Bíblia encontramos textos para as diversas situações da vida. Ela ajuda a fortalecer a nossa fé; é útil na nossa formação, nos momentos de crises e dificuldades, na dor, na doença ou na alegria. Para todas as realidades encontramos textos apropriados.

Neste mês de setembro será realizada em todas as paróquias da Região Episcopal da Lapa uma “Campanha de doação de Bíblias para os encarcerados” como um gesto concreto do Jubileu da Misericórdia. Receberemos uns envelopes confeccionados para essa finalidade e  dentro dele haverá um cartão do Jubileu da Misericórdia para que o doador, além do dinheiro, possa escrever uma pequena mensagem de encorajamento e de apoio ao encarcerado. Pedimos que os doadores não coloquem seus nomes e endereços nesses cartões.

As Bíblias serão compradas pela Cúria Regional e serão doadas aos encarcerados dos 4 Centros de Detenção Provisória situados em nossa Região Episcopal Lapa nos meses de outubro e novembro. Para isso será preciso a ajuda de padres e leigos que se disponham a ajudar na distribuição. O idealizador da Campanha é nosso Bispo Dom Júlio Endi Akamine, o qual espera uma generosa e numerosa participação para adquirir 5 mil bíblias.

Em nossa Paróquia, neste mês de setembro teremos as formações para Leigos e Agentes de Pastoral nos dias 12 e 26 (continuarão sendo quinzenais sempre às segundas-feiras a partir das 20h).  No dia 10 haverá curso de noivos a partir das 9h30.  No dia 11 haverá apresentação SP Musical com a participação de Coral às 17h. Entre os dias 19 a 23 teremos a Escola da Fé. Reservem essa semana e venham participar desse momento de formação e de fé. Por fim, no dia 24 faremos a nossa Assembleia Regional na paróquia S. João Bosco às 8h em preparação para nossa Assembleia Arquidiocesana e também Paroquial.

Na verdade, todo mês devia ser Mês da Bíblia; todo dia devia ser Dia da Bíblia. Por isso, a Bíblia não pode ser apenas um ornamento em nossa casa. A Palavra de Deus deve ser o nosso alimento de cada dia e buscar nela o sustento para a nossa vida. Termino lembrando um texto bonito de São Paulo: “Tudo o que se escreveu no passado foi para o nosso ensinamento que foi escrito, a fim de que, pela perseverança e consolação, que nos dão as Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15,4). Que neste mês da Bíblia, a Palavra que vem da boca de Deus nos anime, dê força e coragem e com isso sejamos cristãos da Esperança!


Frei Alcimar Fioresi


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Setembro de 2016Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval NevesResponsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SPSite da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br