domingo, 3 de novembro de 2013

COTIDIANO - NOVEMBRO

Duas Festas, Uma Fé

No Brasil, o mês de Outubro comporta duas grandes festas de fé para os católicos: A procissão de Nossa Senhora de Aparecida, no estado de São Paulo e o Círio de Nazaré, no estado do Pará.

No dia 12 de Outubro milhares de fiéis reúnem-se para acompanhar em procissão a imagem de Nossa Senhora de Aparecida que, neste ano de 2013, recebeu mais de 158 mil fiéis no Santuário Nacional.

A procissão parte do Santuário Nacional percorrendo as principais ruas da cidade de Aparecida e durante o trajeto é possível presenciar exemplos de fé e devoção de muitos que optam por fazer o caminho de joelhos.

Já o Círio de Nazaré, realizado no segundo domingo de Outubro, na capital do estado do Pará, é considerado uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Alguns estudiosos a consideram a maior manifestação religiosa do planeta que, por sua grandiosidade, foi considerado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio cultural de natureza imaterial.

O Círio de Nazaré congrega, anualmente, cerca de 2,1 milhões de romeiros em um trajeto de 3,6 km pelas ruas da capital. A romaria sai da Igreja da Sé até a Basílica de Nazaré em uma caminhada de fé que consegue o fenômeno de agregar pessoas de diversos cultos e crenças transcendendo todas as religiões. Ateus, evangélicos, budistas, espíritas dentre outros se movimentam pelas ruas de Belém distribuindo água, prestando atendimento médico ou ainda servindo alimento aos romeiros. Por esta característica, religiosos, sociólogos, filósofos e estudiosos em geral afirmam que o Círio de Nazaré é um fenômeno cultural e religioso, pois, consegue aglutinar pessoas das mais variadas ideologias.

Duas festas e uma fé poderosa que atrai multidões. Nessas manifestações temos a oportunidade de presenciar e sentir o poder de Nossa Senhora nos rostos, nas orações e nos atos de compaixão. Diante de tamanha fé o jargão que diz “a fé move multidões” dispensa explicações.

Vanusa do Reis Coêlho Rodrigues
vanusa.coelho.rodrigues@gmail.com

Jornal Online “A Voz de Lourdes” - Novembro 2013
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br