domingo, 3 de novembro de 2013

SANTOS DO MÊS DE NOVEMBRO


02 - Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos
03 - Solenidade de Todos os Santos
04 - São Carlos Borromeu
09 - Dedicação da Basílica do Latrão ( Catedral de Roma) - Festa.
11 - São Martinho de Tours
12 - São Josafá, Bispo e Mártir.
15 - Santo Alberto Magno, Bispo e Doutor.
16 - Santa Margarida da Escócia e Santa Gertrudes, Virgem.
18 - Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo, Apóstolos.
19 - Santos Roque González, Afonso Rodriguez e João de Castillo, Presbíteros e Mártires.
21 - Apresentação de Nossa Senhora.
22 - Santa Cecília, Virgem e Mártir. Padroeira da Música.
23 - São Clemente I, Papa e Mártir; São Columbano, Abade.
24 - Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.
25 - Santa Catarina de Alexandria, Virgem e Mártir.
30 - Santo André, Apóstolo. Festa.


SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS

Hoje, a Igreja não celebra a santidade de um cristão que se encontra no Céu, mas sim, de todos. Isto, para mostrar concretamente, a vocação universal de todos para a felicidade eterna.

“Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade. Todos são chamados à santidade: ‘Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito’ “(Mt 5,48) (CIC 2013).

Sendo assim, nós passamos a compreender o início do sermão do Abade São Bernardo: “Para que louvar os santos, para que glorificá-los? Para que, enfim, esta solenidade? Que lhes importam as honras terrenas? A eles que, segundo a promessa do Filho, o Pai celeste glorifica? Os santos não precisam de nossas homenagens. Não há dúvida alguma, se veneramos os santos, o interesse é nosso, não deles”.

Todos estes combatentes de Deus, merecem nossa imitação, pois foram adolescentes, jovens,homens casados, mães de família, operários, empregados, patrões, sacerdotes, pobres mendigos, profissionais, militares ou religiosos que se tornaram um sinal do que o Espírito Santo pode fazer num ser humano que se decide a viver o Evangelho que atua na Igreja e na sociedade. Portanto, a vida destes acabaram virando proposta para nós, uma vez que passaram fome, apelos carnais, perseguições, alegrias, situações de pecado, profundos arrependimentos, sede, doenças, sofrimentos por calúnia, ódio, falta de amor e injustiças; tudo isto, e mais o que constituem o cotidiano dos seguidores de Cristo que enfrentam os embates da vida sem perderem o entusiasmo pela Pátria definitiva, pois “não sois mais estrangeiros, nem migrantes; sois concidadãos dos santos, sois da Família de Deus” (Ef 2,19).

Neste dia a Mãe Igreja faz este apelo a todos nós, seus filhos: “O apelo à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade se dirige a todos os fiéis cristãos.” “A perfeição cristã só tem um limite: ser ilimitada” (CIC 2028).

Todos os santos de Deus, rogai por nós!
Fonte: santo.cancaonova.com/santo/solenidade-de-todos-os-santos/

Jornal Online “A Voz de Lourdes” - Novembro 2013
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP

Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário