Aqui vou apresentar um resumo de forma cronológica a agenda do Papa no Brasil nos dias 22 a 28 de julho de 2013. Foi a primeira viagem do Papa ao exterior e a um País da América Latina e ele é latino-americano. Foi um marco na História.
- 22/07- Chegada ao Rio, sendo acolhido pelas autoridades eclesiásticas e políticas. Andou pelas ruas num carro simples e com vidro aberto. Mais tarde, teve um encontro privado com a Presidente do Brasil, o Governador do Estado do Rio de Janeiro e o Prefeito da cidade do Rio de Janeiro.
-23/07- Abertura da JMJ presidida pela arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. Foi dia de descanso para o Papa.
-24/07- O Papa Francisco foi a Aparecida no interior de São Paulo. Lá venerou a Imagem de Nossa Senhora Aparecida e celebrou a Eucaristia na Basílica Nacional da Padroeira do Brasil. Depois retornou ao Rio de Janeiro onde visitou o hospital de São Francisco de Assis.
-25/07- Celebrou a Eucaristia na residência do Sumaré no Rio de Janeiro; depois abençoou as bandeiras olímpica e paraolímpica no Palácio da cidade; visitou a Comunidade de Varginha(Manguinhos); teve um encontro com os jovens argentinos e à noite acolheu e foi acolhido pelos Jovens participantes da JMJ em Copacabana.
- 26/07- Depois de celebrar a Santa Missa na Residência do Sumaré ele foi ao Parque da Quinta da Boa Vista onde ouviu a confissão de 5 jovens da JMJ( três brasileiros, uma italiana e uma venezuelana). Mais tarde, ele se encontrou com alguns jovens detentos no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim. Lá ele rezou a Oração do Angelus. Saudou os membros do Comitê Organizador da JMJ e almoçou com alguns jovens no Salão Redondo do Palácio São Joaquim. De noite, ele participou da Via-Sacra com os Jovens na Praia de Copacabana.
- 27/07- Santa Missa com os Bispos presentes na JMJ, sacerdotes, religiosos na catedral São Sebastião. Neste dia, encontrou-se com a classe dirigente(políticos, diplomatas, expoentes da sociedade civil, empresários) no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Almoçou com os cardeais brasileiros, a presidência da CNBB, os bispos regionais e a comitiva papal no Refeitório do Centro de Estudos do Sumaré. À noite, o Papa participou da Vigília de Oração com os Jovens na Praia de Copacabana.
- 28/07- Às 10h00, o Papa Francisco presidiu a Missa de Envio no encerramento da 28 JMJ, na Praia de Copacabana, com a presença de três milhões e meio de pessoas. Depois almoçou com a comitiva papal. Após o almoço, ele se encontrou com o Comitê de Coordenação do CELAM(Conferência Episcopal Latino-americana). Antes de embarcar para Roma, agradeceu os 60 mil voluntários pelo trabalho durante a Jornada Mundial da Juventude. Ele embarcou às 19h00, dizendo já estar com ‘saudades”, acenando com as mãos fazendo a imagem do coração. Que lindo, que afetuoso!
A próxima JMJ será em Cracóvia na Polônia em 2016 e o Papa Francisco já marcou nova visita ao Brasil, em 2017, por ocasião dos 300 anos da Aparição da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.
- Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro
Foram inscritos na 28 JMJ 355 mil peregrinos de 175 países. Os países com maior número de inscritos(em milhares): Brasil(220), Argentina(23), EUA(10,8), China(9,2), Itália(7,7), Venezuela(6,2). Por sexo em %: masculino(44%) e feminino( 56%).
O Papa encontrou com alguns jovens de forma particular, como alguns jovens detentos e através da confissão de cinco jovens, dentre eles, três brasileiros, uma italiana e uma Venezuela. Enquanto um número enorme de sacerdotes atendia a multidão de jovens.
Os voluntários na JMJ foram 60 mil. Houve alguns problemas por causa da chuva e, por isso, o “Campo da Fé” de Guaratiba(RJ) foi deslocado para a Praia de Copacabana. E no final de semana, chegaram mais pessoas, sobretudo jovens, e a estrutura não estava totalmente preparada para tanta gente.
No último dia, na Missa do Envio, o número de pessoas foi de três milhões e meio de pessoas. Contudo, somente um evento de fé e a simplicidade e o exemplo do Papa Francisco fizeram com que todos colaborassem de uma forma ou de forma. Os jovens ficaram satisfeitos com os objetivos alcançados. A Igreja mostrou seu rosto jovem. O Papa rezou, questionou e dialogou com os jovens, as famílias, as autoridades e toda sociedade civil.
- Jovens agostinianos recoletos presentes na JMJ
Mais de 500 membros da Juventude Agostiniano-Recoleta (JAR) participaram na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Os países dos quais procederam são: Argentina (102), Brasil (261), Costa Rica (1), Espanha (6), Filipinas (5), Guatemala (36), México (2), Peru (17) e Venezuela (64).
- A JMJ na visão de um morador de Copacabana:

- Relatório Final
Dom Orani divulgou para a imprensa os números da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Ei-los:
- 3,7 milhões de pessoas na missa de envio.
- 3,5 milhões de pessoas na vigília.
- 600 mil pessoas presentes na missa de abertura da JMJ.
- R$ 1,8 bilhões desembolsados pelos turistas.
- 1,2 milhões de pessoas na missa de acolhida do Papa, em Copacabana.
- 2 milhões de pessoas na Via-Sacra.
- 427 mil inscrições.
- 175 países representados pelos peregrinos.
- 356.400 peregrinos inscritos com hospedagens.
- 356,4 mil vagas disponibilizadas para hospedagem em casas de família e instituições.
- 72,7% do total de inscritos estiveram na primeira vez no Brasil.
- 70 mil downloads no site oficial da JMJ Rio2013.
- Mais de 200 mil acessos no site oficial da JMJ Rio2013.
- Mais de 1,1 milhão de curtidas no Facebook da JMJ Rio2013.
- 10 mil downloads no Flicker oficial da JMJ Rio2013.
- 644 bispos inscritos (dos quais 28 são cardeais).
- 7.814 sacerdotes inscritos
- 632 diáconos inscritos.
- 6,4 mil jornalistas credenciados para cobrir a JMJ para 57 países.
- 264 locais de catequese, em 25 idiomas.
- 60 mil voluntários.
- Mais de 800 artistas participantes dos Atos Centrais.
- 100 confessionários foram expostos na Feira Vocacional e no Largo da Carioca.
- 4 milhões de hóstias produzidas, 800 mil para missa de envio.
- 345 toneladas de resíduos orgânicos e 45 toneladas de materiais recicláveis, durante a JMJ Rio2013 (10% a menos do registrado na noite do último Ano Novo).
- 55% do público inscrito na JMJ é do sexo feminino.
- 60% do público inscrito na JMJ tem entre 19 e 34 anos.
Jornal Online “A Voz de Lourdes” - Agosto 2013
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br