quarta-feira, 1 de abril de 2020

PALAVRA DO PÁROCO

Queridos irmãos e irmãs em Cristo.

Escrevo-lhes hoje com o coração cheio de esperança, uma vez que estamos próximos de iniciarmos a Semana Santa e vivermos a Páscoa, tempo em que a vida derrotou a morte.

No momento atual que vivemos, de modo todo especial, nos revelou e, tem nos revelado, algumas surpresas. Estamos ainda no tempo da quaresma e neste exato momento passando por essa pandemia do Coronavírus.

A grande maioria de nós estamos confinados em nossas casas, as igrejas sem celebrações ou atividades pastorais, ruas silenciosas, contatos virtuais e assim por diante. Teremos desafios enormes pela frente: Como responder frente a essa situação? Como evangelizar? Como levar esperança?

Deus tem seus planos para cada um de nós e precisamos discernir com sabedoria qual a sua vontade em nossa vida.

Este ano, as celebrações da Semana Santa serão realizadas em privado pelos padres e nossa comunidade seguirá o mesmo padrão. Todas as celebrações já estão sendo realizadas por meio do Facebook da Paróquia na capela do seminário Santa Mônica: vocês poderão encontrar a página escrevendo “Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Vila Hamburguesa”.

Neste canal, vocês poderão encontrar também outras informações. Peço que divulguem ao máximo de pessoas para que nos acompanhem pelas mídias (Facebook e Instagram – pnslourdessp – e em breve, um canal no Youtube).

Animo todos vocês, queridos irmãos e irmãs, a aproveitarem esse momento para a oração, o recolhimento, a partilha da palavra de Deus em família, leituras que nos edifiquem e aprofundarmos o sentido do nosso batismo, que nos une como irmãos.

Somos parte de uma mesma igreja, uma mesma comunidade de fé e amor, “tendo uma só alma e um só coração dirigidos para Deus” (Santo Agostinho). Quero que saibam que nós frades acompanhamos vocês com ternura e carinho e agradecemos a oportunidade de entrar em seus lares pelas redes sociais.

Estamos em oração por cada um de vocês e sabemos que vocês também rezam por nós. Os pedidos de oração pelo Facebook e e-mail tem sido constantes e pedimos que continuem. É a oração que nos dá força para juntos superarmos esse momento e celebrar a vitória de Cristo.

Quero informa-los também, queridos irmãos e irmãs, a realização de algumas conquistas: conseguimos dar entrada no processo de anistia e regularização da igreja junto à prefeitura no dia 24 de março (6 dias antes do término do prazo).

Foi um trabalho longo, árduo, que exigiu algumas mudanças, tomadas de decisões e longas reuniões para que tudo pudesse acontecer dentro do prazo estabelecido em lei. Essa foi apenas a primeira etapa. Agora virá a etapa de adequações e reformas que obrigatoriamente deveremos atender e deixar de acordo com as exigências das autoridades municipais.

Desejo antigo da comunidade, concluímos a etapa do projeto e orçamento para a cozinha da igreja; desde maio passado, uma equipe vinha trabalhado na construção desse projeto que agora conseguimos encerrar. Também foi somente a primeira. No momento oportuno, apresentaremos mais detalhes. O importante no momento, é que saibam que estamos trabalhando para melhor atender a comunidade e as orações de todos vocês tem nos fortalecido para isso.

Quero agradecer imensamente as doações que vocês têm feito em nome da Paróquia e também pelos dizimistas de nossa comunidade. Como lembrei na ocasião, nós frades não estamos necessitando de nada. Nada tem nos faltado, com a graça de Deus. Mas sabemos que a Paróquia tem seus compromissos com os funcionários, obrigações civis que não podemos deixar de cumprir, além da ação social (sopão) que, por enquanto, está suspensa por conta da pandemia.

Por isso, continuamos pedindo que nos ajude a honrar nossos compromissos. Continuem pagando o dízimo e fazendo sua oferta em nossa conta bancária. Para maiores informações, pode nos escrever no e-mail: frmvinicius@yahoo.com.br.

Que vivamos a Páscoa com alegria em nossos lares, nossas famílias. Estamos unidos a cada um de vocês e que a graça do Cristo vivo e ressuscitado ilumine toda nossa vida.

Saudações fraternas.

Frei Marcus Vinicius, OAR.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Abril de 2020
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br